Quais as vantagens de estar em um marketplace?

 Quais as vantagens de estar em um marketplace?

O comércio eletrônico tornou-se uma tendência de mercado. Em 2021, dados da Neotrust confirmaram um faturamento de R$ 161 bilhões do e-commerce brasileiro. Esse número corresponde a uma alta de 27% em comparação a 2020. 

Ainda se espera crescimento, visto que o acesso à internet e a aparelhos eletrônicos é cada vez maior. 

Com isso, um negócio que deseja alcançar lucro precisa estar presente no digital. Abrir um e-commerce de cara pode ser mais complicado, mas você já ouviu falar do marketplace? 

O marketplace é um meio de se vender online dentro de um e-commerce já bem consolidado. Ou seja, a sua empresa se torna parceira daquela loja virtual de maior porte. Neste artigo, será possível entender tudo sobre marketplace. Boa leitura!

Porque o Marketplace é importante?

 Quais as vantagens de estar em um marketplace

O marketplace é importante para ajudar o novo empreendedor a vender bem, com todo o alcance que aquele e-commerce maior possui. 

Quando se é novo no mercado digital, é necessário atingir um bom público e autoridade, para que o seu negócio seja mais encontrado. 

A maioria das lojas online utilizam o tráfego pago para aparecer em primeiro nos mecanismos de busca ou em outras redes sociais. Basicamente, através de um certo investimento, o seu público alvo recebe anúncios sobre o seu produto ou serviço. 

No entanto, para negócios pequenos, a estratégia de anúncios pode não ser a melhor, pois nem sempre há todo o investimento necessário disponível.

Desse modo, as plataformas que oferecem marketplace possuem todo o amparo necessário para que o seu negócio atinja outras pessoas, por um custo menor. 

Quais as vantagens e desvantagens em se empreender através de um marketplace?

Existem diversas vantagens e algumas desvantagens em se vender através de um marketplace. 

De fato, um marketplace aumenta a visibilidade dos seus produtos, pois eles estarão dispostos em uma loja virtual de maior autoridade e alcance. Por esse motivo, a tendência é que aconteça um aumento nas vendas. 

Vale lembrar que, para obter lucro em seu negócio dentro de um marketplace, não basta apenas anunciar. É necessário ter um cuidado com as imagens do produto, preço e outros aspectos que fazem total diferença para o consumidor.

A empresa responsável pelo marketplace, na maioria das vezes, realiza investimentos em marketing que não serão cobrados como adicional da sua empresa. Ainda, existem casos em que o marketplace entrega os seus produtos através de uma agência de transporte compartilhado.

Alguns e-commerces podem ser mal desenvolvidos, gerando desconfiança do público, pois os seus dados bancários são compartilhados nessa transação. Um marketplace é bem estruturado, de modo a não perder pedidos de clientes mais prevenidos.

No campo das desvantagens podemos citar a alta competitividade, já que outras lojas parceiras também anunciam na mesma plataforma. Ademais, também há uma restrição acerca da personalização do site, que segue, geralmente, o modelo do marketplace. 

Por fim, outro ponto a ser levado em consideração é o prazo para o recebimento do pagamento. A maioria dos marketplaces certificam todo o processo de compra até a entrega do cliente. Por isso, o pagamento somente é direcionado a sua loja após a certificação que todo processo de venda correu corretamente. 

O que um Marketplace oferece?

Um marketplace oferece todo o seu espaço para as lojas anunciarem. Dessa forma, o negócio parceiro possui um site bem desenvolvido por programadores de excelência, dispensando assim esse investimento extra.

Ainda, diversos marketplaces oferecem o serviço de entrega, ou seja, a sua única preocupação é em vender. 

Além disso,  o pagamento integral é outra ferramenta disponibilizada pelos grandes e-commerces. O cliente pode dividir a compra em quantas vezes quiser, mas você recebe a quantia total do produto.

A publicidade também fica por conta do marketplace, descartando a necessidade de procurar uma equipe especializada. Vale lembrar que todos os serviços oferecidos funcionam a partir do pagamento de uma comissão, que varia de acordo com o seu modelo de negócio.

Qual a diferença de marketplace para e-commerce?

Como já explicado, o marketplace é um espaço disponibilizado por uma grande empresa ou loja online, onde outros negócios podem anunciar os seus produtos. 

Já um e-commerce é um comércio eletrônico, geralmente administrado por uma loja virtual, que demanda maiores desafios.

Um e-commerce de grande porte precisa ser construído por uma equipe de designers, desenvolvedores, além dos cuidados com logística e segurança.

O marketplace, por outro lado, é inserido dentro dos grandes e-commerces. Dessa maneira, os empreendedores não precisam pensar em estratégias para sustentar a sua própria loja digital.

Como ter sucesso no Marketplace?

O sucesso no marketplace é obtido por uma série de fatores. Entre eles, podemos citar:

  • Escolha de uma boa plataforma – Uma dica para ter sucesso é escolher um marketplace que tenha autoridade e sirva boas ferramentas de venda. 
  • Ser uma empresa regularizada – Primeiro de tudo, é necessário que a sua empresa não tenha pendências judiciais. A plataforma de marketplace pode cobrar isso, mas caso não cobre, existem clientes que podem pesquisar por isso, sendo assim um fator decisivo para conclusão da compra;
  • Boa divulgação dos produtos – Os produtos oferecidos precisam estar em uma boa configuração. Em resumo, as imagens devem ser nítidas e de alta qualidade e as descrições e especificações devem ser completas;
  • Realizar uma pesquisa de preços – Diversas empresas anunciam no marketplace e, muitas vezes, o mesmo produto que a sua loja. Por isso, é necessário comparar os valores com os outros já existentes. Oferecer o melhor valor pode fazer com que o consumidor escolha pelo seu produto. 

Porque vender no Marketplace?

Afinal, por que vender no marketplace? Quais são as vantagens de um marketplace? Nós te explicamos:

Popularidade

As companhias que oferecem esse meio de venda são populares. Dessa forma, o seu negócio tem maior chance de ser encontrado por possíveis compradores. 

Retenção

A retenção de clientes é um dos grandes desafios dos comerciantes. Existem diversos aspectos que fazem com que o consumidor permaneça fiel à loja, como a experiência de compra. 

O marketplace possibilita que o cliente tenha uma boa experiência de uso, com páginas simplificadas, vastas condições de pagamento, além de uma boa entrega, visto que as plataformas oferecem transportadoras conveniadas.

Menos investimento em marketing

Caso você tivesse o seu próprio e-commerce, precisaria investir em marketing. Os marketplaces já oferecem estratégias de publicidade, o que faz com que um investimento adicional seja poupado.

Um canal adicional de vendas

Quem não é visto não é lembrado. Essa é uma frase que diz muito sobre os negócios digitais.

Entre diversos sites, aplicativos e redes sociais, quanto mais você se faz presente, mais chances tem de ser encontrado por algum interessado no seu produto ou serviço. Assim, o marketplace pode ser mais um canal de vendas para a sua empresa.

Facilidade para começar a vender

É fácil vender com o marketplace. Após se tornar parceiro de uma empresa, todo aquele espaço de venda disponibilizado estará otimizado para que você anuncie o seu produto. 

Alcance

Por se tratar de um canal de venda oferecido por uma grande empresa, o seu negócio deve atingir um alto alcance de possíveis clientes. 

Conclusão

O marketplace é uma boa opção para as companhias que estão ingressando no mercado, pois é possível reduzir investimentos e ainda vender bem. As empresas grandes também podem se beneficiar desse canal de vendas, pois elas ampliam as suas plataformas

Gostou deste blog? Acreditamos que você também goste deste: Como escolher um MarketPlace?

Para ler mais artigos sobre empreendedorismo, acompanhe o blog da +ETC

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado