Setembro Azul – O mês dos surdos!

 Setembro Azul – O mês dos surdos!

O Dia do Surdo é comemorado, no Brasil, em 26 de setembro, em homenagem à inauguração, em 1857, do Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro (atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos). Um marco na luta por melhores condições de vida, educação e trabalho para esse público.

Mas mais do que um único dia no mês, essa importante causa ganhou um mês todo dedicado a ela. Batizada de Setembro Azul, a campanha promove diversas ações da comunidade surda ao redor do país. Um momento para comemorar as conquistas realizadas pela classe e, claro, para conscientizar sobre a acessibilidade e propor uma reflexão sobre os direitos dessas pessoas na sociedade.

Atualmente, cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência auditiva, ou seja, quase 20% da população. Este número nos dá uma dimensão da importância de se discutir e propor projetos de acessibilidade e inclusão social para esta comunidade.

Parte desse público se comunica exclusivamente por Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Hoje o ensino da língua é obrigatório na formação de professores e no ensino básico para crianças com deficiência. Também é lei que existam intérpretes de Libras em todos os órgãos públicos. Contudo, sabemos que na prática não é o que vemos por aí. São poucas as pessoas que sabem esta língua. 

O caminho a percorrer ainda é muito grande, mas é nosso dever trazer essa discussão à tona e dar espaço para que essas pessoas se expressem e compartilhem suas dificuldades. A +ETC entra de cabeça nessa luta. Nossa missão é unir quem compra e vende com propósito, e acessibilidade é parte fundamental neste processo. Dar a oportunidade para todos participarem é um importante passo para crescermos juntos como uma comunidade colaborativa e inclusiva.

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado