Qual a importância do planejamento financeiro empresarial e como fazer

 Qual a importância do planejamento financeiro empresarial e como fazer

O planejamento financeiro de um pequeno negócio é fundamental para o seu crescimento no mercado empresarial.

É comum que empreendedores iniciantes tenham bons planos de negócio, com altas chances de lucro, mas então, por não ter esse planejamento, entram em uma crise.

Empreender de forma consciente e assertiva é uma tarefa que pede por ajuda. Por isso, nós do Mais ETC estamos prontos para te ajudar.

Neste artigo, será possível entender melhor qual a importância do planejamento financeiro empresarial e como fazer no seu negócio.

Boa leitura!

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro possibilita o alcance de algum objetivo empresarial, por meio da gestão correta dos recursos financeiros.

Esse processo é elaborado de modo a mapear a condição atual da empresa, bem como as suas metas de curto, médio e longo prazo.

Além de entender a finança atual, é preciso montar estratégias para que seja possível atingir algum objetivo final.

O assunto pode ficar um pouco abstrato para aqueles empreendedores que ainda não realizaram um planejamento financeiro.

Mas não esquente, pois vamos te dar algumas dicas para traçar e executar a melhor estratégia possível em sua realidade.

Qual é o objetivo do planejamento financeiro em uma empresa?

O objetivo do planejamento financeiro em uma empresa depende de fatores como: ambições, missão, propósito e outros.

É claro que, o objetivo de um planejamento de finanças deve ter relação com o capital, mas não é sempre o caso.

Existem empresas que, além de obter lucro, querem construir uma sociedade mais sustentável, diversificada e justa, por exemplo.

Nesse sentido, o objetivo desse planejamento seria de conseguir mais dinheiro, oportunizando assim a construção de um mundo melhor.

Entretanto, é preciso afirmar que o planejamento atua diretamente com os objetivos financeiros.

É comum que empreendedores tenham como objetivo do seu planejamento financeiro:

  • organizar as finanças da empresa;
  • criar processos financeiros;
  • evitar endividamento;
  • aumentar o faturamento.

Entenda melhor abaixo:

Organizar as finanças da empresa

As finanças empresariais podem estar uma bagunça por conta de descuidos que foram se acumulando.

O planejamento financeiro, nesse sentido, pode servir mais do que alcançar uma meta, mas para recolocar as coisas no lugar.

É essencial que haja organização em relação às finanças de um negócio. Caso contrário, há grandes riscos de falência.

Criar processos financeiros

É comum pequenos negócios ainda não contarem com muitos processos financeiros. Contudo, faz parte do crescimento iniciar a prática de alguns deles.

Dentre os processos financeiros, podemos citar:

  • Gestão de estoque;
  • Aplicação de recursos financeiros;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Captação de recursos;
  • Análise de resultados;
  • Mensuração de faturamento;
  • Gestão de cobrança.

Caso você queira incluir algum processo em seu negócio, realizar o planejamento financeiro pode te ajudar a se organizar para essa introdução.

Evitar endividamento

O endividamento é sempre negativo, principalmente para um negócio, pois isso significa que não há dinheiro suficiente para um pagamento. Logo, se estabelece uma crise.

Por isso, uma das importâncias do planejamento financeiro é prevenir o endividamento. Ao entender, estrategicamente, de quais maneiras você pode lidar com situações adversas, é possível evitar o endividamento.

Aumentar o faturamento

Geralmente, aumentar o faturamento é o objetivo principal da maioria das empresas ao fazer um planejamento de finanças.

Isso porque, através do planejamento, é comum que se busque e analise formas de crescimento e não apenas de sobrevivência.

De fato, esse processo é totalmente indicado para que pequenas, médias e grandes empresas possam melhorar a sua gestão financeira.

Qual a importância do planejamento financeiro e orçamentário?

Pessoa colocando moeda dentro de um cofre em formato de porquinho transparente demosntrando porque o planejamento financeiro é importante

O planejamento financeiro e orçamentário é importante para que uma empresa organize, crie estratégias e assim atinja seus objetivos.

Em resumo, planejar as finanças empresariais para um fim, faz com o seu negócio tenha mais chances de sucesso.

Trata-se de uma ferramenta fundamental para que você consiga entender a sua realidade atual e então propor, de acordo com o seu plano de negócios, as melhores estratégias para alcançar as suas metas.

A importância do planejamento financeiro empresarial se dá por meio da possibilidade de atingir os seguintes benefícios:

  • melhor organização do orçamento: o orçamento é um planejamento onde busca contabilizar e estimar despesas e ganhos. Com o planejamento, o orçamento pode ser melhor organizado;
  • maior previsibilidade financeira: é importante conseguir ter certa previsibilidade nas entradas e saídas do caixa. Assim, planejar as finanças pode esclarecer as possibilidades;
  • identificação de erros: ao realizar o planejamento, você entende quais são os erros que podem prejudicar o alcance de seu objetivo;
  • desenvolvimento de um plano de ação: é o principal sentido do planejamento das finanças. Após traçar as suas estratégias, é possível estabelecer um plano de ação.

Como fazer um planejamento financeiro para vender num marketplace

Empresário mostrando para funcionários como fazer planejamento financeiro empresarial com a auda de um quadro em branco, gráficos e indicadores

Ao ingressar em um marketplace, é preciso ter uma boa gestão financeira, a fim de definir o melhor preço e entender quais serão as despesas, os ganhos e os investimentos.

Já que entendemos qual a importância do planejamento financeiro, vamos te explicar o passo a passo de como montar um para o seu negócio. Veja:

1.Entenda a situação atual do empreendimento

Inicialmente, será preciso entender qual é a situação financeira de seu negócio atualmente. Entenda quais são os cálculos que não estão sendo feitos e aqueles que estão sendo realizados incorretamente.

Você tem o controle do seu fluxo de caixa documentado? Você já contabilizou os diversos indicadores financeiros de sua empresa? Leia sobre ferramentas de gestão financeira.

São questões importantes para o começo do processo. É importante contar com profissionais de administração e contabilidade nesse sentido.

Caso você identifique erros, como os custos com valor muito próximo aos ganhos, é preciso se reestruturar.

Reavalie a precificação de seus produtos, bem como as diversas possibilidades de diminuir os gastos, mesmo que em pequena quantidade.

2.Desenvolva metas

Essa é a hora de escolher um objetivo que deve ser conquistado. A meta servirá para te guiar durante o plano de ação, até que ela seja atingida.

Nesse momento, basta entender quais são as suas metas a curto, médio e longo prazo.

3.Realize um orçamento

O orçamento tem uma definição bastante semelhante com o planejamento financeiro, mas, especialmente, tem como característica produzir projeções mais realistas possíveis onde se relaciona custos e receitas com os objetivos.

Realizar o orçamento ajudará a situar as finanças da empresa, tornando assim mais fácil entender quais serão as atitudes a serem tomadas a fim alcançar a meta.

4.Crie um plano de ação e execute-o

É hora de criar um plano de ação, ou seja, definir quais serão as ações que têm maior chance de possibilitar o alcance dos objetivos estabelecidos.

Algumas empresas buscam reduzir gastos das maneiras possíveis, reajustar os preços, realizar uma melhor gestão financeira e muitas outras medidas.

Durante a execução do plano, é preciso avaliar os avanços e, caso não esteja acontecendo, é preciso reformulá-lo.

A Mais ETC é uma Comunidade Colaborativa e Marketplace, que busca incentivar e disponibilizar o melhor espaço de troca de experiências e vendas para o pequeno produtor.

Acreditamos na prática de uma economia sustentável e estamos prontos para entendermos o seu propósito e torná-lo também nosso.

Conheça a Comunidade Colaborativa da +ETC! Você poderá conferir conteúdos relevantes e informativos com o foco de ajudar e criar uma rede de apoio entre pequenos empreendedores. 

Conclusão

Agora as suas dúvidas sobre qual é a importância do planejamento financeiro empresarial devem estar sanadas.

Ser empreendedor, principalmente inicial, é uma posição em que a organização e boa gestão financeira são fundamentais para o crescimento.

Caso tenha gostado deste artigo, leia também: “7 Características de um empreendedor de sucesso no Brasil”.

Quer conhecer mais sobre o marketplace de propósito da +ETC? Acesse a nossa plataforma e compartilhe o seu produto ao mundo, de modo consciente e responsável.

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado