O perfil do consumidor brasileiro para 2022

 O perfil do consumidor brasileiro para 2022

A pandemia mudou a forma como brasileiro faz suas compras. O online se tornou a principal opção na hora de adquirir algum produto e a tendência é que as plataformas digitais dominem o varejo nos próximos anos.

Segundo dados do Relatório Varejo 2021 realizado pela Ayden, plataforma global de pagamentos para as empresas, entre abril e junho de 2020, foram registrados 5,7 milhões de novos consumidores digitais.

Esses consumidores buscam por integração. Plataformas que possuem site, versão mobile, aplicativo e conectam a experiência do seu negócio em várias frentes, são as favoritas do público. A praticidade de começar uma transação pelo computador e finalizá-la no celular não é mais uma comodidade, e sim uma necessidade para os usuários.

Alguns dados interessantes da pesquisa para você ficar atento:

 Consumidores de lojas físicas gastaram 40% a mais em compras online durante a pandemia.
 68% dos consumidores avaliam a loja online pelo design e pelo layout do site.
 67% dos consumidores usaram mais apps de compras durante a pandemia
 45% preferem não voltar a comprar em lojas depois da experiência online

Outro ponto importante na mudança de hábitos dos consumidores brasileiros passa pela segurança e praticidade na hora das compras. 71% dos consumidores estão dispostos a comprar em varejistas próximos de suas casas para ajudá-los a manter o negócio, e 76% continuarão as compras com varejistas que ganharam sua confiança durante a pandemia.

Os consumidores buscam locais onde tenham certeza de que as compras acontecerão de forma tranquila e sem dores de cabeça. E as formas de pagamento são muito importantes para definir o futuro de uma venda. 53% dos consumidores já desistiram de uma compra por não poderem pagar da forma como preferiam.

Com 47% dos consumidores desejando um maior esforço por parte das empresas contra fraudes, as lojas precisam pensar em um plano que combine tecnologia e segurança para disponibilizar um serviço de qualidade aos usuários. Uma das saídas para muitos empreendedores pequenos é se juntar a marketplaces, plataformas que já possuem essa infraestrutura e agregam confiabilidade para quem compra.

No geral, o novo perfil do consumidor brasileiro busca integração, comodidade e segurança na hora de fazer suas compras. O online é o “novo normal” e as empresas precisam se adaptar para um futuro que já está acontecendo.

Clientes querem mais flexibilidade nas formas de pagamento, bem como opções diversas de onde comprar, seja no celular ou no computador. Uma grande variedade de produtos e navegação intuitiva também fazem parte das exigências do novo consumidor brasileiro, então esteja pronto para se adaptar e proporcionar a melhor experiência para sua clientela.

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