Passo a passo para tirar fotos de produtos com o celular

 Passo a passo para tirar fotos de produtos com o celular

Quem disse que boas fotos só acontecem em estúdios? Com bastante criatividade, você pode usar apenas o celular. 

Em meio ao universo de vendas online, se destacar não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante investir em estratégias que ajudem a destacar a sua loja. Como por exemplo, a foto do produto.

De acordo com uma plataforma de Marketing Digital Canadense, 63% dos clientes consideram a foto um fator decisivo na hora de comprar um produto.  Mais até que a descrição.

Contudo, é importante destacar que você não precisa de equipamentos fotográficos caros para produzir um conteúdo de qualidade. Hoje em dia, a maioria dos smartphones possuem uma câmera útil.

Tudo o que você vai precisar é de bastante criatividade. Por isso, separamos algumas dicas que poderão te ajudar nessa jornada. 

Como tirar boas fotos de produtos apenas com o celular em seis dicas:

1. Iluminação

Esse talvez seja um dos fatores-chave para uma boa imagem. É na iluminação que está a “mágica” para uma foto que chame a atenção. Não é à toa que os estúdios fotográficos possuam grandes luzes de led para controlar a luz.

Uma foto bem iluminada é o que vai garantir uma boa qualidade da foto. Mas não se preocupe, é possível utilizar algo que é de graça: a luz natural. 

Uma dica legal, é fotografar no fim de tarde, quando a luz está mais distribuída e há menos sombra. O amarelado do céu também pode dar um efeito bacana nas fotos. 

Contudo, tenha cuidado com a contraluz (quando a luz vem de trás de quem está fotografando). Isso pode atrapalhar a qualidade da foto.

2. Fundo da imagem

Outra coisa a se preocupar é o fundo da imagem. Prepare o cenário, o produto deve ser o destaque da foto. Por isso, prefira fundos limpos ou sem tantos detalhes. 

A técnica de desfocar o fundo também é uma boa aposta para fotos em lugares mais cheios ou com muitos elementos.  

Outro ponto a se atentar, são as cores. Se o seu produto for vermelho, por exemplo, não faz sentido colocar um fundo da mesma cor. Isso pode fazer com que o seu produto suma da foto e confunda o cliente.

A não ser que o tom seja um pouco mais claro ou até mais escuro. No entanto, é importante ter cuidado.

3. Ângulo da foto

Lembre-se que o cliente não tem o produto nas mãos. Por isso, você deve mostrá-lo de forma clara.

Uma forma de se fazer isso, é através dos ângulos, que não podem ser feitos apenas com uma foto, mas pelo menos, três. 

Foto: Freepik

Os principais são o frontal, na altura dos olhos, de lado, e de trás. É claro que você pode entender se faz mais sentido tirar a foto de outros ângulos. 

Uma dica, para facilitar na hora de fotografar é: se você fosse comprar, como gostaria de analisar a mercadoria? 

4. Aplicativos de edição

Alguns celulares já vem com mecanismos de edição, onde você pode cortar, aumentar a luz ou diminuir o contraste. 

Contudo, não tenha medo de utilizar aplicativos de edição, que ajudam a realçar a cor, tirar imperfeições e até a colocar filtros. 

Mas tome bastante cuidado com os filtros, pois eles podem mudar a cor das peças com facilidade. 

Outro cuidado a se tomar nas edições é a não perder a resolução da imagem. 

5. Sem texto na imagem

Esteticamente, uma boa foto é melhor se estiver “limpa”, isto é, sem textos ou preços destacados. Isso ajuda a valorizar o produto, além de dar mais clareza ao cliente. 

Caso queira destacar medidas ou qualquer outra informação técnica, escreva na descrição do produto

Se ainda quiser adicionar informações, acrescente mais uma foto contendo tudo o que você quer passar para o consumidor. Mas o importante é que a foto principal esteja livre de textos. 

6. Crie uma identidade visual

Não faz sentido criar fotos diferentes umas das outras. Isso pode passar a impressão de que as suas fotos são tiradas da internet ou de outros vendedores.

Sem contar que ao criar uma identidade, você destaca a sua loja, ao ponto das pessoas identificarem o seu produto apenas ao olhar para ele. 

Algumas formas de fazer isso, são:

  • Estabelecer uma cor de fundo;
  • Ângulos parecidos;
  • Edições iguais;
  • Fotos no mesmo lugar.

Embora não seja regra.

Agora, você já está pronto para valorizar os seus produtos! Mão na massa! 

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado