O que é gestão de negócios? Descubra como funciona na prática!

 O que é gestão de negócios? Descubra como funciona na prática!

Foto: Pexels | O que é gestão de negócios?

Todos que desejam abrir sua própria empresa já se perguntaram o que é gestão de negócios. Mesmo os pequenos produtores e artesãos podem ter mais sucesso com essa disciplina.

Afinal, saber como administrar e controlar todos os processos e rotinas empreendedoras é algo que exige estudo. 

Somente assim é possível otimizar custos e aumentar a produtividade para, enfim, lucrar mais — um desejo de todos os donos de empresas ao redor do mundo. 

Pensando em te ajudar a entender melhor o que é e como aplicar a gestão de negócios na sua rotina, a equipe Mais Etc desenvolveu este conteúdo completo. Confira!

O que é gestão de negócios?

Gestão de negócios corresponde a um conjunto de conhecimentos, habilidades e processos usado para administrar e melhorar o desempenho de uma empresa, independentemente do seu tamanho. 

Além de aprimorar e expandir o potencial do negócio que já existe, estudar sobre gestão também é extremamente útil para projetos de empresas que ainda não saíram do papel. 

Dominar as técnicas desse tópico será um grande diferencial competitivo em ambos os casos, especialmente se a sua empresa é recém-criada ou ainda está em expansão para ser reconhecida pelo mercado. 

Traçar estratégias para aumentar a lucratividade é um objetivo comum na gestão de negócios. 

Afinal, este é o objetivo de toda organização comercial, seja ela prestadora de serviços ou distribuidora de produtos. 

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Quais as principais características da gestão de negócios?

Uma característica marcante da gestão de negócios é a praticidade. Todo o planejamento e plano de ação são altamente aplicáveis. 

Assim, o objetivo desejado é alcançado através do estabelecimento de metas e submetas, com prazos para execução e listas de atividades envolvidas. 

Esse ponto traz à tona a agilidade e crescimento sustentável da empresa, já que não serão tomadas decisões impensadas ou impulsivas. 

Todas essas características refletem a importância do estudo aprofundado sobre o tema, a fim de aprender com outros empreendedores, evitar erros e ganhar tempo, encurtando o caminho rumo ao sucesso e maturidade da marca. 

Qual a importância de realizar a gestão de negócios nas empresas?

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A gestão de negócios é essencial para qualquer instituição. Sem ela, é impossível traçar rotas de crescimento escalável ou pensar na expansão de equipes e mercados. 

Querer crescer o negócio e atingir novos clientes de alto nível sem ter uma boa gestão de negócios é como querer ser um matemático de renome sem saber matemática básica — nada palpável, não acha?

Ao aprender a gerir o seu próprio negócio, seu campo de visão empreendedora se expandirá, e você aprenderá a enxergar novas oportunidades sempre que surgirem.

Mas, se você percebe que, neste momento, é impossível aprender sozinho o que é gestão de negócios e como começar a aplicar os conceitos para si, é possível terceirizar a função. 

Existem diversos profissionais capacitados que podem fazer a gestão da sua empresa, te ajudando com questões burocráticas, logísticas e gerenciais. 

Essa é uma excelente alternativa se você tem “budget” para investir e deseja expandir a equipe.

Mesmo que seja temporário, você pode aprender muito com o gestor e ter mais tempo para pensar na parte estratégica e criativa da sua marca. 

Afinal, ela tem uma personalidade própria, que só você pode ditar e desenvolver. 

O que faz um profissional de gestão de negócios?

O profissional de gestão de negócios assume todas as responsabilidades gerenciais e rotina administrativa da empresa. 

Por ser uma vertente da Administração, a gestão de negócios abrange vários pilares, como:

  • estrutura da empresa;
  • planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo;
  • marketing e aquisição de clientes;
  • gestão de processos e logística;
  • gestão da informação e automatização de processos;
  • itens contábeis, financeiros e muito mais.

A verdade é que, apesar desse apanhado geral, cada empresa possui suas próprias necessidades e particularidades. Assim, em cada uma, o gestor de negócios terá uma função diferente, personalizada.

Qual o salário de um gestor de negócios?

O salário de um gestor de negócios varia muito conforme as atividades que ele desempenha dentro de uma instituição. 

Mas, a remuneração média é de cerca de R$3000,00 inicialmente, e pode aumentar conforme o nível de especialização e experiência adquirida.

Alguns gestores ainda preferem trabalhar na modalidade PJ, ou até mesmo freelancer, para conseguir atender a mais de uma empresa ao mesmo tempo e dar consultorias.

Como ser um Gestor de negócios?

Ser um gestor de negócios, assim como qualquer outra profissão, exige esforço e estudo. 

O conhecimento é a chave para começar na carreira e executar um trabalho que deixe o cliente realmente satisfeito. 

Existem diversos cursos superiores em instituições de renome para aprender mais sobre a área. Existem ainda MBAs, pós-graduações e cursos livres relacionados ao tema. Basta “dar um Google”!

Lembre-se também de desenvolver habilidades comportamentais específicas, como liderança, autoconfiança, empatia e inteligência emocional — afinal, você também lidará com pessoas dentro das empresas.

Como fazer uma boa gestão de negócio na sua empresa?

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Para fazer uma boa gestão de negócio dentro da sua própria empresa, também é preciso buscar conhecimento.

Também é preciso reorganizar as rotinas e processos internos que apresentam instabilidades ou gargalos. 

Comece pela situação financeira atual da sua empresa. Você está conseguindo atingir as metas mensais estabelecidas? Ou ainda, realmente estabeleceu metas mensais realistas e atingíveis? 

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Organize as finanças

Organizar as finanças não é tão difícil como parece. Basta começar com um balanço financeiro para entender qual a real situação do negócio.

Primeiro, analise o fluxo de caixa e veja quanto dinheiro tem entrado, através das vendas e clientes, e quanto tem saído, através das despesas e investimentos. 

Não se desespere caso os valores sejam negativos ou nulos. Sempre é possível melhorar e retomar as “rédeas” da sua empresa. 

Tente identificar onde está a dificuldade — se no setor comercial, com precificação inadequada, se no marketing, com estratégias de atração ruins, ou com o atendimento e estratégia, com dificuldades para fidelizar clientes. 

Identificadas as fraquezas e as forças (diferenciais), é o momento de seguir para o planejamento!

Realize um bom planejamento com a equipe

Se você tiver uma equipe, mesmo que seja apenas o seu cônjuge ou família, deve conversar para traçar um planejamento sólido e eficaz. 

Isso envolve o estabelecimento de metas e submetas, com o conceito SMART. Do inglês, o acrônimo SMART significa:

  • “Specific”, ou específicas;
  • “Measurable”, ou mensuráveis;
  • “Attainable”, ou atingível;
  • “Relevant”, ou relevante;
  • e “Time Based”, ou temporal, com prazo estabelecido.

Pense em todos esses pontos ao estabelecer metas dentro do seu plano de ação, lembrando de somá-las ao propósito da sua marca. 

Afinal, se foi identificada uma necessidade no roteiro de vendas, por exemplo, não adianta estabelecer a meta de vender 5 mil a mais nos próximos 2 meses se o gargalo não for solucionado, entende?

Dê um passo de cada vez até conseguir alinhar todos os pontos e montar esse “quebra-cabeças” que é empreender!

Analise o mercado e as oportunidades

Por fim, analise o mercado e suas oportunidades. Não tenha medo de olhar para a concorrência a fim de identificar quais estratégias ela tem usado. 

Isso é saudável para o desenvolvimento do seu negócio. O cuidado a ser tomado é apenas não copiar as estratégias pensando que vão funcionar no seu caso também. Afinal, cada empresa é única e conta com uma clientela única também. 

Uma dica bônus se você ainda não vende seus produtos no ambiente digital é começar nesse universo o quanto antes. 

A possibilidade de escalar seus ganhos e conquistar mais clientes, aumentando a lucratividade no digital é imensamente maior do que depender apenas dos meios físicos. 

Para isso, o primeiro passo é decidir se quer criar uma loja virtual ou loja online, e encontrar um bom marketplace para divulgar seus produtos e ter todo o suporte necessário para a logística.

O melhor marketplace do mercado é a +ETC! Aqui, você pode ter todos os recursos necessários para cadastrar, hospedar, vender e enviar seus produtos. 

Confira como se estabelecer no melhor marketplace

Conclusão

Percebeu o que é gestão de negócios? Não é difícil demais aprender e aplicar na sua empresa. Basta buscar o conhecimento na fonte correta!

Se você gosta de conteúdos relacionados a empreendedorismo, vendas online, gestão de empresas, tendências do consumidor brasileiro e do mercado, precisa conhecer o Blog +ETC! 

Nele, compartilhamos os melhores artigos sobre esses temas, para te ajudar a ter um propósito de marca ainda mais forte e aumentar suas vendas. Vale a pena conferir!

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