Gestão de loja online: como aplicar e administrar?

 Gestão de loja online: como aplicar e administrar?

Com a consolidação do e-commerce como uma boa opção de investimento seguro, muitos empreendedores têm iniciado nesse mercado.

Por isso, é comum que existam dúvidas sobre como funciona a gestão de loja online.

É totalmente entendível que as pessoas possuam essas dúvidas, logo que trata-se de um comércio realizado de forma digital.

E sim, existem especificidades que cabem apenas ao negócio digital e que precisam ser entendidas para que um investimento realmente gere lucros.

Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre gestão de loja online, bem como algumas dicas de como realizá-la da melhor maneira possível.

Boa leitura!

O que é gestão de lojas?

A gestão de lojas são todos os processos necessários para manter um estabelecimento, seja ele online ou físico, em bom funcionamento.

Assim, existem diversas práticas que podem ser utilizadas, para diferentes tipos de negócio.

Neste blog estamos tratando sobre lojas virtuais, também conhecidas como e-commerce.

O e-commerce, em tradução para o português brasileiro significa comércio eletrônico.

O comércio virtual possui diferenças claras do comércio físico. Por esse motivo, é necessário que essas divergências sejam levadas em consideração.

A gestão de lojas é fundamental para que o negócio funcione bem e que, além disso, gere bons resultados.

Desse modo, como práticas de gestão, podemos citar:

  • Gerenciamento do local de venda;
  • Cultura organizacional;
  • Treinamentos de funcionários para venda e atendimento;
  • Boas práticas de pós-venda;
  • Marketing e publicidade para divulgação;
  • E muito mais!

Entende-se assim que a gestão de lojas não é simples, pois diversos pontos devem ser tratados com muita atenção.

Mas calma que já vamos te explicar melhor por onde começar a gestão de sua loja online!

Como gerenciar uma loja On-line?

Gestão de loja online

Gerenciar uma loja on-line é uma tarefa que exige muita dedicação. De início, é necessário trabalhar com algum profissional de Tecnologia da Informação (TI).

O funcionário de TI vai saber como montar a sua plataforma de venda, seja ela aplicativo, site ou outro.

Ele deve se preocupar com o servidor, domínio e organização deste site. Ainda, será necessário contar com um designer para personalizar a sua plataforma de venda.

Em outro âmbito, você deve pensar na organização da logística de estoque e entrega de produtos.

Para isso, é preciso contar com profissionais da área de Contabilidade e outros com experiências administrativas.

Você deve escolher algum meio de envio dos produtos, Correios ou transportadoras. Após isso, é preciso definir um método para separação. 

Existe ainda um trabalho de divulgação, que deve ser feito constantemente, por meio de redes sociais, anúncios pagos e outras ferramentas.

Trata-se de uma atividade realmente complexa e delicada. No entanto, existem algumas alternativas para facilitar a gestão de uma loja online.

O marketplace é uma solução para quem deseja vender online, em uma plataforma que já existe e possui alta visibilidade.

A Mais ETC oferece o melhor marketplace do mercado, pois, além de realizar ações de marketing, também facilita as transações para entrega de seus produtos. Melhore seus ganhos com a Mais ETC!

O que é gestão em E-commerce?

A gestão de um e-commerce é a gestão de um comércio eletrônico. Ou seja, são os processos de gerenciamento de uma loja online.

Por ser um negócio virtual, é necessário que a gestão seja administrada de acordo com o modelo.

Por isso, quando falamos de e-commerce, é preciso pensar em uma gestão que contempla as suas especificidades, como o ponto de venda (site, plataforma) e o processo de entrega.

Em contrapartida, em uma loja física, as pessoas realizam a sua compra em uma localidade e levam os produtos de imediato. 

Logo, a gestão de lojas físicas analisa esses fatores, que são os que lhe convém.

Abaixo, separamos para você as principais áreas de uma empresa virtual e quais são as atividades realizadas por elas, a fim de garantir uma boa gestão de loja online.

Quais são as áreas de uma empresa?

Gestão de loja online

Toda empresa possui as suas áreas e funções para cada uma delas. Quando falamos de lojas online, existem algumas áreas essenciais para a saúde do negócio.

Abaixo, separamos a divisão das principais áreas de uma empresa virtual e como cada uma delas contribui para bons resultados.

Área da Tecnologia

Esta área é fundamental para a existência de um negócio online. Basicamente, ela é formada por profissionais da Tecnologia da Informação (TI) e Programação.

A área tecnológica cuida das plataformas de venda. Por esse motivo, ela é responsável por cuidar do domínio, servidor, segurança e manutenção nos sites, aplicativos e outros. 

Área Jurídica

A área jurídica trabalha nas adequações do e-commerce aos regulamentos.

A LGPD, por exemplo, é uma lei aprovada e que se encontra em vigor no território brasileiro. Quando um negócio não se enquadra a ela, este pode receber punições significativas.

Existem uma série de normas para aumentar a segurança do consumidor, em vista de que as fraudes pela internet são muito comuns.

Dessa forma, possuir uma área jurídica que supervisiona as conformidades com a Justiça, faz com que a sua empresa mantenha a integridade e não tenha maiores problemas.

Área de Marketing/Publicidade

A área de marketing e/ou publicidade é uma das mais importantes para a gestão de loja online.

Isso porque é através dessa área que a sua marca é divulgada e, por consequência, reconhecida.

Os profissionais de marketing serão responsáveis por elaborar, executar e acompanhar estratégias que possam aumentar as vendas.

Para isso, é possível utilizar diversas ferramentas, como as mídias sociais, os anúncios pagos, blogs e e-mail marketing.

Área de Vendas

Esta área atua no momento de concretização da venda. Isso porque, em um negócio online, é comum que os vendedores não sejam tão presentes.

No entanto, eles podem ser uma boa opção para tentar concretizar a venda daqueles que colocaram o produto no carrinho mas não finalizaram a compra.

Os vendedores, nesse caso, entram em contato por telefone ou WhatsApp, tentando mapear o motivo da desistência e então oferecer soluções para que o possível comprador seja convencido. 

Área de Atendimento/Suporte

Trata-se de uma área que auxilia, sobretudo, os clientes que possuem menor contato com a internet ou que são bastante curiosos em relação ao produto ou serviço.

De qualquer forma, o atendimento também atua no auxílio ao cliente para avisos sobre a sua entrega ou até mesmo instruções de uso, quando necessário.

Por isso, em resumo, a área de atendimento e suporte ao cliente, em um negócio digital, realiza as atividades de:

  • Acompanhamento durante a compra;
  • Retirada de dúvidas;
  • Resolução de problemas;
  • Informações sobre a entrega e produto.

Área de Logística

A área de logística é aquela que trabalha nos processos de separação de produtos, gestão de estoque e acompanhamento da entrega dos produtos.

Área Financeira

Esta área é a que realiza o controle das finanças da empresa. 

Ou seja, os profissionais dessa área precisam realizar a contabilidade de gastos, lucros e todas as métricas que envolvem o capital.

Como controlar as vendas da minha loja?

Gestão de loja online

Controlar as vendas da loja online é muito importante para o funcionamento do negócio.

Você sabe como fazer isso? Nós preparamos algumas dicas para você implementar no seu e-commerce:

  • Realize um bom controle financeiro: é preciso analisar a saúde financeira de um negócio, bem como possuir controle do fluxo de caixa, saldos bancários e outros dados do tipo;
  • Foque no controle de estoque: controlar o estoque é importante para evitar transtornos com o cliente. Imagine prospectar o cliente, vender e não ter o produto à pronta entrega? Fuja disso! Entenda o seu estoque para sempre estar recarregado de forma sustentável;
  • Emita notas fiscais: a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é responsável por documentar a sua relação de venda com o cliente. Emita corretamente e guarde-as;
  • Adeque os meios de pagamento ao produto: Para entender quais meios de pagamento investir, pense no seu produto. Por exemplo, pergunte-se se ele tem custo elevado. Se sim, o pagamento parcelado é uma boa opção.

Seguindo essas medidas, as suas vendas serão melhor controladas, evitando assim gastos desnecessários e outros transtornos. 

Como administrar a parte financeira de uma loja?

A parte financeira de uma loja é essencial para manter o negócio vivo. Isso porque, através da gestão financeira, é possível entender quais passos tomar em diversos cenários.

Se você realiza o acompanhamento das finanças, sabe quando é a hora de realizar um investimento, pois é possível entender quando é arriscado.

Para administrar a parte financeira de sua loja online, é preciso focar, primeiramente, no fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é todo o capital que entra e sai do caixa. Para isso, documente a entrada e saída de dinheiro em datas específicas.

Além disso, é necessário definir um capital de giro, ou seja, todo o capital necessário para que o seu negócio funcione, mesmo sem grandes vendas.

Outro ponto importante é estar atento à precificação de um produto. A matéria-prima aumentou? Então o seu produto precisa ser reajustado.

Ainda, os profissionais da área financeira são responsáveis por analisar o desempenho das vendas em um determinado período.

Com esse dado, por exemplo, é possível realizar campanhas de marketing para atingir um maior número de vendas em momentos de alta procura.

De fato, a parte financeira imprime um papel fundamental dentro de um negócio digital. Por isso, quando puder investir, escolha uma equipe qualificada para a área.

Você sabia que a Mais ETC facilita a gestão de loja online ao oferecer um marketplace bastante completo. 

Através de uma taxa colaborativa fixa, é possível anunciar os seus produtos em um site bem reconhecido e com toda estrutura necessária. Confira como se estabelecer no melhor marketplace

Conclusão 

Neste blog, buscamos oferecer as melhores informações para aqueles que se preocupam com a gestão de loja online. 

Se você está começando ou pretende melhorar os seus processos, este conteúdo buscou esclarecer as suas dúvidas.

Gostou do conteúdo? Você encontra muitos artigos sobre e-commerce no Blog da Mais ETC!

 

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado