8 Exemplos de economia circular no Brasil para te inspirar

 8 Exemplos de economia circular no Brasil para te inspirar

A economia circular é um modelo econômico em que o desenvolvimento é buscado a partir de práticas sustentáveis. Basicamente, é priorizado o uso eficiente e consciente de recursos naturais, bem como a adaptação de modelos de negócios e processos de produção.

Nesse sentido, existem muitas empresas que são exemplos de economia circular no Brasil. Neste artigo, vamos te explicar melhor sobre a economia circular e quais são as principais referências nacionais.

Boa leitura!

Entenda o que é economia circular

Economia circular é um sistema econômico, onde se adapta às práticas industriais tradicionais para modelos mais sustentáveis, que se demonstram responsáveis socialmente e ambientalmente.

É um conceito semelhante ao desenvolvimento e empreendedorismo sustentável, mas não totalmente, visto que aqui o foco é a economia.

Uma pesquisa da CNI afirmou que, de 1.261 empresas entrevistadas, 76% já realizam alguma atividade de economia circular, embora a maioria não soubesse sobre o que se trata.

Contudo, mesmo assim, essas ações foram motivadas por apresentarem resultados, como: redução de custos, geração de empregos, aumento de eficiência e chances de novos negócios.

Desse modo, a economia circular se mostra uma alternativa que pode melhorar a sociedade, o meio ambiente, e ainda oferece benefícios para os negócios que a praticam.

Para praticar a economia circular, as empresas precisam repensar as suas formas de produção e comercialização de produtos e serviços.

É preciso ressignificar o atual sistema econômico, sob uma visão mais responsável e consciente, prezando por um novo tratamento dos recursos naturais.

A ideia se estende no sentido de ocasionar a circulação de capital e do meio ambiente. Dessa forma, se pensa soluções de uso sustentável de matérias primas, bem como a sua reposição.

Ainda é comum que se analise medidas de aproveitamento máximo do produto e de reciclagem.

8 Exemplos de economia circular

Paisagem demonstrando o que é economia circular

Separamos abaixo, alguns bons exemplos de economia circular no Brasil. Confira:

Coca-cola

A Coca-cola é uma empresa é um exemplo de economia circular, não só no Brasil, mas mundial. A companhia se mostra preocupada com a vida útil dos seus produtos e resíduos, bem como a reutilização.

Dessa forma, pela empresa oferecer refrigerantes e outras bebidas, a sua maior emissão de resíduos está em suas embalagens.

Então, em 2018, a Coca-cola estabeleceu um compromisso com a economia circular, no que ela chamou de Mundo Sem Resíduos.

Assim, 100% de suas embalagens devem ser coletadas, reaproveitadas e recicladas até 2030. 

Além disso, é meta da companhia tornar todas as embalagens, distribuídas em todo o mundo, recicláveis, até 2025. 

A Coca-cola, como passo inicial, tem estimulado as vendas das embalagens retornáveis. Em 2020, 27% das vendas na América Latina foram de refrigerantes retornáveis.

As garrafas retornáveis possuem uma maior vida útil. Elas são reutilizadas em 25 idas e vindas. No final do uso, são recicladas para novas fabricações, sejam de outras garrafas ou outros produtos.

Nespresso

A Nespresso é uma empresa produtora de café, que é mais um exemplo de economia circular na área de alimentos.

A companhia possui o selo de Empresa B, que significa que ela busca equilibrar propósito e lucro, de modo a entender o seu impacto na vida dos colaboradores, clientes, sociedade, fornecedores e meio ambiente.

As suas ações em relação à economia circular são diversas. Desde 1991, a Nespresso busca o que chama de “modelo circular”, onde o aproveitamento máximo de produtos e a reciclagem são estimulados.

A empresa possui mais de 100.000 pontos de coleta para reciclagem no mundo, realizando até mesmo a coleta domiciliar ou via Correios.

No Brasil, o resto de café se torna adubo orgânico ou fonte de energia renovável, enquanto as cápsulas se tornam novos objetos.

O uso de recursos naturais também é feito de forma assertiva e precisa. Apenas é utilizada a quantidade necessária de água, café e energia.

O alumínio utilizado em suas cápsulas está em conformidade com a sustentabilidade, sendo 80% reciclado.

Além disso, as suas máquinas são projetadas de modo a durarem por muito tempo, com um programa de assistência.

Em sua produção de café, há preocupação com práticas de plantação sustentáveis, bem como grande responsabilidade com os produtores.

A próxima missão da Nespresso é de que toda a sua produção de café, até o final de 2022, tenha emissão zero de carbono.

CBPak

A CBPak é uma produtora de tubos de plástico. Por reconhecer a sua responsabilidade no uso deste material, a empresa realiza práticas ambientais responsáveis.

Para isso, ela tem produzido tubos de Polietileno Verde, que emite menos CO2, e é proveniente de fonte renovável (cana-de-açúcar).

O consumo de água da empresa foi repensado. 33% da água utilizada vem de captação pluvial. O uso de energia elétrica é reduzido por clarabóias.

As embalagens da empresa também foram repensadas. Elas são caixas plásticas renováveis.

Os seus resíduos da empresa são reaproveitados na medida do possível. Os restos se tornam adubo para uma horta local, que alimenta os funcionários.

Veolia

Veolia é uma empresa de sustentabilidade agroecológica, e que pode ser um ótimo exemplo de economia circular no agronegócio.

Ao perceber todas as preocupações ambientais, como alterações climáticas, esgotamento de recursos, diminuição da biodiversidade, emissão de gases poluentes, e muitos outros, a companhia resolveu atuar na redução desses danos ao meio ambiente.

Nesse sentido, ela busca utilizar todos os vegetais produzidos para a criação de fertilizantes e energia. As águas residuais recebem um tratamento para serem novamente úteis. 

Os resíduos eletrônicos são reaproveitados, de modo a voltar a ter uma vida útil. Os lixos, por sua vez, são reciclados, de modo a se tornarem matéria-prima novamente.

Mais ETC

A Mais ETC é uma empresa de marketplace, ou seja, uma das modalidades de loja virtual, onde o seu produto/serviço é oferecido em uma plataforma completa.

A empresa se destaca por buscar dar espaço para pequenos lojistas que mostram ter um propósito maior do que apenas o lucro.

Sendo assim, a companhia busca anunciar produtos sustentáveis e conscientes, fabricados por pequenos empreendedores.

A Mais ETC ainda conta com uma Comunidade Colaborativa, onde são passadas dicas e inspirações de novas soluções para a prática da economia circular.

Faça parte do marketplace e da Comunidade Colaborativa da Mais ETC, e torne assim o seu negócio um exemplo de economia circular brasileira!

Economia circular em pequenos negócios: é possível?

Mão de um empreendedor com símbolo do infinito representando a economia circular em pequenos negócios

É muito possível que negócios de pequeno porte pratiquem a economia circular.

Como já observado nos exemplos anteriores, você pode adotar algumas ações que, mesmo que simples, podem impactar positivamente o planeta.

Utilizar os recursos em quantidade correta, conhecer os processos de seu fornecedor e economizar energia em seu ponto de trabalho já são passos relevantes.

Ao trabalhar com e-commerce, ainda é possível repensar nas suas práticas de envio. Por exemplo, é possível adaptar a sua embalagem para opções mais sustentáveis, como o tradicional papelão.

Conte com o apoio da Mais ETC, o marketplace de economia circular! 

Conclusão

Os exemplos de economia circular servem para guiar novos empreendedores em ações que podem fazer a diferença social, ambiental e econômica.

É importante ressaltar que a economia circular traz consigo motivações especiais, que dizem sobre a manutenção da vida no planeta.

Instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Pacto Global já chamam atenção e estimulam instituições públicas, privadas e civis a adotarem práticas mais sustentáveis.

Caso tenha gostado deste artigo, leia também: “Empreendedorismo sustentável: exemplos de ideias de negócio”.

 

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado