+ETC na luta contra o Câncer de Próstata – Novembro Azul

 +ETC na luta contra o Câncer de Próstata – Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento que surgiu para conscientizar sobre a luta contra o câncer de próstata. Da mesma forma que o Outubro Rosa, a campanha acontece mundialmente e visa alertar a sociedade sobre essa doença tão perigosa.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e muitas vezes não é tratado por causa de medos e preconceitos antigos. No início, ele é assintomático (não apresenta nenhum sintoma), o que torna sua detecção difícil, mas conforme a doença evolui, percebe-se uma necessidade frequente de urinar, fluxo fraco de urina, dores e dificuldade de ereção.

Além do exame de sangue, o exame de toque é indispensável para a prevenção. Ele é simples, rápido, indolor, e permite ao médico verificar alterações da glândula que podem significar doenças. Aproximadamente 20% dos casos de câncer na próstata são diagnosticados primeiramente pelo exame.

A partir dos 50 anos os fatores de risco para a doença aumentam e é recomendado que se procure um urologista para um check-up completo. Hábitos saudáveis também auxiliam a se precaver deste mal. Praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais ajudam a diminuir o risco de se contrair qualquer doença, não só câncer.

Ser homem não significa não ficar doente, não ter medo de nada e não demonstrar seus sentimentos. Ser homem é ter coragem para superar preconceitos, cuidar da saúde de maneira correta e ser mais!

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado