Qual a diferença entre loja virtual e loja online?

 Qual a diferença entre loja virtual e loja online?

Você já se perguntou qual a diferença entre loja virtual e loja online? Será que esses termos significam a mesma coisa? 

Esses são questionamentos super comuns! Ainda mais devido às situações externas e necessidade de digitalização que os últimos anos apresentaram. 

Nessa situação, os artesãos, pequenos empreendedores e vendedores autônomos precisaram migrar de vez para o digital, pesquisando com afinco estratégias para trazer o seu negócio para o meio online. 

Mas, uma das maiores dificuldades, de fato, é na hora da venda do produto. 

O que é mais vantajoso: escolher uma loja virtual ou uma loja online. Na verdade, qual é a diferença entre elas? 

Descobrir a resposta é essencial para os seus planos. Pensando nisso, com o objetivo sincero de te ajudar, a +ETC desenvolveu este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Basta continuar a leitura. Confira!

O que é uma loja virtual?

A loja virtual é uma modalidade de negócio que existe apenas na internet, ou seja, não conta com lojas físicas ou atendimento presencial. 

Isso significa que, mesmo que você fabrique itens manualmente ou faça revenda de produtos artesanais, se deseja vender apenas por meios digitais, terá uma loja virtual. 

É essencial saber o significado deste termo, já que, somente no ano de 2020, o crescimento e migração de pequenas e médias empresas para o digital foi de mais de 200% somente no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Mastercard. 

Isso apenas comprova a relevância e eficácia dos negócios no ambiente virtual. 

Nesse sentido, uma das melhores opções de ambientes para manter os seus produtos são os marketplaces. 

Neles, você pode cadastrar todos os produtos que vende, ou que deseja começar a vender e atingir mais clientes qualificados, conscientes da importância do seu trabalho. 

Além disso, através dos marketplaces é possível ainda realizar a logística e entrega dos itens com segurança e responsabilidade. 

Confira como se estabelecer no melhor marketplace

Qual a diferença entre online e virtual?   

A principal diferença entre entre loja online e virtual é que a primeira representa uma migração de uma loja física para o mundo digital, enquanto a segunda representa a criação de uma loja existente apenas no ambiente online

Uma loja online é a extensão da sua loja física. É o modo como a sua loja que já existe no mundo real pode atingir ainda mais consumidores, de qualquer lugar do mundo, por meio da internet. 

Em contrapartida, nas lojas virtuais a internet costuma ser o principal e único ponto de contato com clientes, fornecedores e até mesmo colaboradores. 

É comum que muitas lojas virtuais não tenham nem mesmo um endereço fixo, para os clientes locais visitarem. 

As duas modalidades são vantajosas, já que fazem uso da ferramenta mais potente de todos os tempos: a internet. 

Os negócios hoje que não estão presentes no universo digital contam com chances mínimas de sucesso, sobrevivência, sustentabilidade financeira e fluxo de caixa.

O que é necessário para fazer uma loja virtual?   

Foto: Pexels | Como cirar loja virtual sem estoque?

 

Ter uma loja virtual é muito simples nos dias de hoje. Basta seguir alguns passos base e começar a vender os seus produtos. 

Em alguns casos, não é necessário nem mesmo estoque de produtos ou pagamento de altas taxas e impostos. O investimento inicial tende a ser muito menor em casos de lojas virtuais. 

Afinal, não será necessário alugar espaços físicos, nem mesmo contratar mão de obra ou investir em decoração, despesas extras com energia e infraestrutura. 

Apesar disso, é essencial ter uma excelente conexão com a internet e um bom equipamento para acessá-la, cadastrar e divulgar os seus produtos. 

O caminho pode ser muito simples, mas isso não quer dizer que será fácil. Estar na internet não significa que você receberá automaticamente uma “chuva” de pedidos e clientes. 

Seu pensamento estratégico, desenvolvimento dos produtos com propósito e, principalmente, o seu propósito de marca serão seus grandes diferenciais, levando-o ao caminho do sucesso. 

Como começar do zero uma loja virtual?       

As possibilidades de começar do zero a sua loja virtual são incontáveis! Por ser estruturada apenas no universo online, existe muito mais oportunidade de criação, alocação e divulgação dos produtos. 

A melhor forma de começar, porém, é com o básico “feijão com arroz” para garantir que seu negócio se adeque às leis e burocracias locais. 

Com tudo regularizado e devidamente registrado, terá a base necessária para ter muito sucesso no universo digital com o passar do tempo. 

Como definir nome de loja?   

O primeiro passo é definir o nome da sua loja, que será a sua empresa. Esse processo é muito pessoal e muito livre, variando muito conforme o seu nicho, propósito de marca e o modo como deseja ser visto pelo seu perfil de consumidor ideal. 

Com essas informações chave em mãos, existem algumas ferramentas criativas como o Brainstorming, ou chuva de ideias, para te ajudar.

Se você vai abrir a loja com mais alguém, é importante que vocês façam essa atividade juntos. 

Funciona de modo simples: basta definir um tempo limite de 10 ou 15 minutos, soltar o cronômetro e escrever, num papel, todos os nomes e referências que vêm à sua mente sobre a sua loja. 

Sem julgamentos! Não é para pensar “ah, mas essa ideia é muito boba” neste momento. Essa fase inicial é, justamente, para ter o máximo de ideias criativas possível!

Selecione as melhores e aprimore, conforme achar necessário. Pronto, você já tem o nome da sua loja!

Agora, o próximo passo é entender como criar o seu CNPJ e fazer o registro de marca.

É preciso ter CNPJ para abrir uma loja virtual?   

Não necessariamente. Você pode abrir uma loja virtual apenas com o seu CPF, inicialmente. Mas, o mais recomendado é que você invista na abertura do seu CNPJ assim que possível. 

Afinal, além de te proporcionar diversos benefícios, ele permite que você emita notas fiscais corretamente, a cada produto vendido, transmitindo mais segurança e credibilidade aos seus clientes. 

Como ter uma loja virtual sem precisar de estoque?   

Existem várias maneiras de ter uma loja virtual sem precisar de estoque. A primeira delas é vender produtos personalizados, com uma grande variedade de itens e estampas. 

Assim, o cliente escolhe e já fica ciente do tempo necessário para personalizar seu produto. 

Afinal, não seria nada viável ter um grande estoque com personalização de nomes, iniciais, frases, fotos ou algo semelhante. 

Os produtos poderiam ficar encalhados e o custo de manutenção seria alto. 

Ainda, no caso dos produtos manufaturados e artesanatos, é comum que não existam estoques ou itens a pronto envio. Esse não é o propósito dos artesãos e pequenos empreendedores. 

Assim, cabe ao empreendedor deixar isso bem claro na sua loja dentro do Marketplace e fazer o seu melhor para não atrasar entregas e prazos estimados, informados para o cliente. 

Melhore seus ganhos agora mesmo com a +ETC!

Conclusão

Percebeu qual a diferença entre loja virtual e loja física? 

Para ficar bem claro, a primeira não necessita de nenhum suporte físico, e a segunda é apenas uma extensão ou digitalização de uma loja que já existe no mundo real. 

Se você gostou do conteúdo, precisa conferir os outros artigos completos, ricos em detalhes e informações, que disponibilizamos no Blog +ETC! 

Todos têm o objetivo exclusivo de ajudar você, pequeno empreendedor ou artesão, a expandir o seu negócio através da internet e dos marketplaces, além de aumentar seus ganhos e causar ainda mais impacto social positivo. Confira!

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
E-mail

Conteúdo relacionado