Comunidade Colaborativa no MarketPlace: Por que é importante?

 Comunidade Colaborativa no MarketPlace: Por que é importante?

Ilustração: Freepik

Ter um pequeno negócio concorrendo com centenas de lojistas em um MarketPlace é bem difícil. Por isso, ter uma rede de apoio pode ser fundamental para o futuro do seu negócio.

Ser um pequeno empreendedor não é uma tarefa fácil. Principalmente porque envolve administrar mil coisas de uma vez só. Cuidar da logística, do caixa, da mercadoria, dos fornecedores pode ser desafiador.

E sem alguém para ajudar, você acaba ficando vulnerável a cometer erros, que podem prejudicar o seu negócio. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% dos negócios  brasileiros fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de direção eficiente.

Então o que acha de recorrer a comunidades colaborativas?

Ilustração: Freepik[/caption]

Elas são úteis para orientar o lojista em dúvidas que aparecem, sugerir ideias e até trocar favores e serviços. Se você ainda não conhece nada sobre isso, vamos te explicar melhor:

O que é uma Comunidade Colaborativa

Uma Comunidade Colaborativa nada mais é do que um grupo com várias pessoas que se ajudam mutuamente. Seja para a troca de ideias de ajuda em determinada área ou até para trocar favores, serviços e bens.  

Além de uma rede de apoio, uma Comunidade Colaborativa é uma troca de experiências, onde um grupo pode tirar dúvidas e auxiliar os demais, seja em forma de conselhos ou através de trocas. 

No caso de pequenos negócios, são microempreendedores que trocam conhecimentos e se ajudam para o desenvolvimento profissional. 

Exemplos

Você deve estar se perguntando: Como isso funciona na prática? 

Imagine que você tem uma dúvida sobre algum problema que você possa estar enfrentando no seu negócio, seja de logística, de fornecimento ou até meios de pagamentos. 

Quando você fala com alguém que passa pelas mesmas experiências que você, isso pode te ajudar a clarear as ideias e pensar em uma solução. Às vezes, aquela pessoa já tenha passado por isso e até tem uma solução.

Troca de serviço

Ou então, através da troca de serviços. Imagine que você tenha uma loja de roupas, mas precisa de fotos que chamem a atenção. 

Por meio da colaboração você pode trocar serviços com algum fotógrafo. Enquanto ele tira foto das suas peças, você pode indicá-lo a outros lojistas, permitir as suas fotos no portfólio dele e até oferecer uma parte dos lucros.

Diferentes tipos de comunidades colaborativas

Para entender melhor o conceito de colaboração, basta olharmos para o mundo à nossa volta. Na internet, por exemplo, há várias formas de se conectar com uma Comunidade Colaborativa.

E elas são mais amplas do que se pensa, como por exemplo:

Os bons e velhos Fóruns. Aqui as pessoas são bem diretas com as suas perguntas e buscam alguém que possa tirar as suas dúvidas, seja fazendo uma pergunta ou procurando respostas em questões que internautas já fizeram. 

WIKI. Eu tenho certeza que você já fez algum tipo de pesquisa através de canais como o Wikipedia. Pois é, os textos de lá são feitos por várias pessoas que integram a rede de conhecimento do portal. 

Contudo, um pouco mais diferente dos fóruns, os chamados Wikis proporcionam respostas mais trabalhadas e bem fundamentadas, como biografias, fatos históricos e localizações. 

Employees giving hands and helping colleagues to walk upstairs. Team giving support, growing together. Vector illustration for teamwork, mentorship, cooperation concept

Grupos nas redes sociais. Esse é um outro bom meio de tirar dúvidas e interagir com pessoas como você, que podem te ajudar a esclarecer questões e dar novas ideias, além de troca de serviços. 

Contudo, eles costumam ser bastante amplos, com uma variedade de pessoas até maior do que o desejado. O que consequentemente, pode gerar uma certa dificuldade ou uma demora maior em achar um grupo focado no que você necessita.

Petições ou vaquinhas online. Sim, sites como estes também se enquadram em uma Comunidade Colaborativa. Isso porque diferentes pessoas aqui também estão buscando ajuda de um grupo de pessoas para uma determinada causa.

Aplicativos de trânsito. Já se perguntou como o Waze sabe que há um congestionamento em determinado lugar?  Isso acontece porque os próprios internautas avisam que algo está errado, o que também se enquadra em um tipo de comunidade de colaboração.

MarketPlace. O próprio MarketPlace é uma Comunidade Colaborativa! Em plataformas assim, o consumidor possui alguma necessidade, que pode ser suprida através de serviços ou produtos dentro da plataforma.  

Há uma oferta e demanda de forma coletiva. 

Como a Comunidade Colaborativa pode ajudar no marketplace

No marketplace, onde a maioria dos lojistas são pequenos empreendedores, a Comunidade Colaborativa se faz bastante necessária. 

Embora não vise dinheiro, a troca de favores pode resultar em um lucro monetário lá na frente. 

As trocas de serviço e parcerias comerciais são uma forma equilibrada de acrescentar valor às marcas que ainda não têm um orçamento para grandes investimentos. 

A Comunidade Colaborativa acaba se tornando um ecossistema sempre em movimento. Uma pessoa entra, se aproxima de quem é parecido com ele, ou que tem as mesmas necessidades, troca ideias, absorve o que lhe é útil e passa o seu conhecimento ao próximo.  

Do outro lado da moeda

Sem contar que, muitas vezes, os empreendedores dentro de um grupo colaborativo também são consumidores. Saber o que eles estão pensando, quais são as suas críticas e pontos positivos do seu negócio, podem fazer toda a diferença. 

Até para a solução de um problema. Talvez a resposta esteja no seu cliente, que também é um possível lojista focado em uma mercadoria diferente da sua.

No geral, as Comunidades Colaborativas podem te render:

  • Novas ideias;
  • Solução de problemas;
  • Novas perspectivas;
  • Conselhos;
  • Alertas;
  • Troca de serviços;
  • Influência/Indicação;
  • Visibilidade;
  • E possivelmente até novos amigos ou parceiros comerciais.

Faça parte da Comunidade Colaborativa na +ETC

A colaboração é uma etapa crucial para o sucesso de um negócio. Por isso, a + ETC acredita que Juntos Somos Mais. Por isso, além de uma plataforma de MarketPlace você pode encontrar uma comunidade de lojistas que vão te ajudar no crescimento do seu negócio. 

 Aqui você pode encontrar pessoas com as mesmas necessidades que você e que talvez até já possuam soluções que podem te ajudar. 

A partir de diferentes pontos de vista, visamos encontrar soluções para pontos em comum, que vão te ajudar no seu negócio.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado