Como prospectar clientes online?

Você que é empreendedor sabe como é difícil conseguir os primeiros clientes, não é? Mas, tudo fica mais simples quando você entende como prospectar clientes online.
Afinal, todos estão no universo digital — seus melhores clientes e também outros parceiros de negócios.
Segundo a Revista PEGN, mais de 208% das empresas migraram do tradicional ao digital somente em 2020, quando passamos pela pandemia e a digitalização “obrigatória”. Isso apenas prova a importância de saber captar clientes online.
Se você deseja entender melhor sobre quais as melhores formas de conquistar consumidores fiéis à sua marca, precisa conferir quais os melhores canais, métodos e plataformas online.
Pensando em te ajudar, a equipe Mais Etc desenvolveu este artigo completo, abordando todos os pontos cruciais para aumentar sua cartela de clientes e fãs da marca. Basta continuar a leitura. Vem conhecer!
Qual a melhor forma de prospectar clientes?
A melhor forma de prospectar clientes é no universo online. Isso se torna indiscutível quando pensamos no alcance ilimitado que as redes sociais podem ter.
As estratégias de Marketing Digital, quando bem executadas, podem levar a sua marca a clientes não só de todo o Brasil, mas de todo o mundo.
Assim, quanto maior o alcance de público, maiores as chances de venda. Com isso, você pode espalhar o seu propósito de marca ao mundo e conseguir clientes alinhados, aumentando a lucratividade.
Mas, não quer dizer que você deve simplesmente abandonar o seu negócio físico, caso ele exista. O segredo é entender a diferença entre loja virtual e loja online, depois complementar o seu negócio.
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Qual o principal canal ou forma de prospectar clientes?
O principal canal para prospectar clientes é a internet. Dentro desse canal imenso, existem plataformas e métodos de divulgação do seu negócio.
Existe, por exemplo, a prospecção passiva, através da produção de conteúdo online. Para começar nessa estratégia, a única coisa que você precisa é conhecimento:
- entender bem sobre os seus ideais de marca e propósito;
- saber quem é o seu público e persona;
- pesquisar sobre funil de vendas e jornada do consumidor;
- buscar bons cursos na área;
- entender sobre produção de conteúdo online e como adaptar para as diferentes plataformas.
Assim, você investirá tempo, não recursos financeiros, para essa modalidade. Caso queira aprender como prospectar clientes online e investir em mídias pagas, isso também é possível.
Acontece quando você impulsiona o anúncio do seu produto ou serviço pagando por alcance, cliques ou visualizações.
Ainda, é possível prospectar ativamente, entrando em contato direto com o seu consumidor final, a fim de fazer a sua proposta de vendas.
O que é prospecção ativa?
A prospecção ativa acontece quando você aborda o cliente, seja pelas redes sociais, por e-mail ou por telefone, para falar sobre o seu produto ou serviço.
Isso significa que você deixa de ficar “sentado esperando”, entende como prospectar clientes online e vai até eles, aumentando as chances de venda e fidelização.
Como fazer prospecção ativa?
Foto: Pexels | Como prospectar clientes online pela prospecção ativa?
Primeiro, você define quem é o seu cliente ideal. Depois, tenta encontrá-lo online, através de muita pesquisa e refinamento. Então, entra em contato e faz a sua oferta, sempre com contexto e empatia, é claro.
Escolher a prospecção ativa não quer dizer que você não deva investir em outras ferramentas de Marketing Digital como Inbound e produção de conteúdo.
Se quiser resultados mais rápidos e expressivos, ambos devem coexistir e ser cultivados juntos, de modo a contemplar como prospectar clientes online.
Como fazer uma venda ativa?
Para fazer uma venda ativa, é preciso seguir alguns passos, como:
- definir o perfil do cliente ideal que você deseja conquistar;
- mapear os canais em que ele pode ser encontrado;
- criar um relacionamento e contexto antes de oferecer o seu produto ou serviço;
- produza conteúdo alinhado às necessidades dos futuros clientes, para mostrar autoridade;
- defina uma rotina para prospectar.
Um dos pontos cruciais nesse caso é o roteiro de conversa de vendas. Nunca aborde alguém já oferecendo o que você vende — isso te torna um vendedor chato. Crie contexto antes, relacionando o cliente ou a empresa a um cenário comum.
Como prospectar por internet?
Descobrir como prospectar clientes online envolve escolher quais serão os canais principais em que seus clientes podem ser encontrados e a segmentação de público ideal.
Não adianta, por exemplo, estar em todas as redes sociais, tentando falar com todos os tipos de público — quem fala com todo mundo não converte ninguém, no final.
Então, seja estratégico! Direcione seus esforços e energia para os canais certos, falando com o público adequado.
Para isso, crie a sua persona, ou definição de cliente “perfeito”. Pergunte-se:
- Qual a idade do meu cliente?
- É uma mulher, ou homem?
- Do que essa persona gosta?
- E quais são suas principais dificuldades ao buscar um produto ou serviço parecido com o seu no mercado?
- Como ela pode me conhecer?
- Ao navegar no Instagram, por exemplo?
- Ela realmente usa redes sociais?
- De que forma o que você vende agrega valor à vida dessa pessoa?
- Qual a transformação envolvida?
Essas perguntas guiarão o seu processo de identificação, te ajudando a entender para quem você quer vender e quem precisa de você.
Como chamar atenção para vendas online?
Foto: Pexels | Como prospectar clientes online e chamar atenção?
Entender como prospectar clientes online envolve saber chamar atenção. No digital, a atenção das pessoas é o bem mais precioso.
Um estudo da BBC Brasil mostrou que o tempo de atenção das pessoas é menor do que o tempo de atenção de um peixinho dourado — ou seja, o tempo de atenção é muito curto, menos de 8 segundos.
Além desse ponto, a concorrência e a disputa pela atenção das pessoas no online é enorme. Por isso, você precisa encontrar meios de se destacar.
Usar frases chamativas, cores vivas e uma comunicação bem característica da sua marca. Além disso, seja estratégico e direcione o seu conteúdo com objetivo de venda, de fato.
Como prospectar clientes pelo WhatsApp?
Levar os clientes até o seu WhastApp pode ser um desafio. O segredo para ter sucesso no percurso é, justamente, ter uma jornada do cliente bem desenhada.
Por exemplo: no seu blog, o “prospect” lê um artigo que o chama a atenção e clica no formulário de contato, para saber mais sobre o seu produto ou serviço.
Se esse formulário tiver o campo “telefone (WhatsApp)”, você poderá contatá-lo de modo muito mais particular. A partir disso, você pode criar um roteiro de conversa que leve à venda.
Como prospectar clientes no Google?
No Google, você pode aproveitar de duas ferramentas:
- a produção de conteúdo com técnicas de SEO (otimizando para que ele apareça organicamente nas primeiras posições nos resultados de pesquisa);
- ou o investimento em anúncios através do Google Ads, onde você paga por clique no seu link divulgado.
As duas estratégias são válidas e você pode usá-las em conjunto, para potencializar seus resultados.
Nesse meio, você pode aproveitar as vantagens dos marketplaces — comércios eletrônicos que fazem a hospedagem e divulgação de vários produtos na internet.
Se você não tem tempo para criar toda a sua estratégia do zero para ser encontrado pelos buscadores, a melhor solução é fazer parte de um bom marketplace, como o +ETC.
Como fazer prospecção ativa pelo Instagram?
No Instagram, é essencial ter afinidade com as métricas e as ferramentas, a fim de criar um bom plano de vendas.
Sempre pense em como a sua persona se comporta dentro da rede social e quais temas podem ser abordados para chamar sua atenção e resolver um problema que ela carrega consigo.
Use também todos os recursos que a plataforma disponibiliza, como:
- stories e seus mecanismos, como stickers, música, caixinha de perguntas, link e outros;
- postagem no feed em formato carrossel ou post único;
- vídeos em formato de IGTV, Reels ou vídeo nugget;
- hashtags e parcerias com outros criadores e todo o mais que fizer sentido para a sua marca.
Se você sente que não tem o tempo necessário para investir nessas estratégias, que são todas construídas a longo prazo, pode optar pelos marketplaces!
Eles são plataformas de divulgação de produtos e serviços, desenvolvidos exatamente com a função de vendas.
O marketplace +ETC pode ser a solução mais viável para o seu negócio, especialmente se você está iniciando agora a sua empreitada digital.
Confira como se estabelecer no melhor marketplace
Conclusão
Percebeu como prospectar clientes online pode ser uma tarefa árdua, mas recompensadora? Não basta apenas ter a sua proposta de vendas, é necessário escolher os melhores canais e estratégias de divulgação.
Se você gosta de conteúdos assim sobre vendas online, gestão de negócios e sucesso empresarial, precisa dar uma olhada nos outros artigos disponíveis aqui mesmo, na comunidade +ETC!
Eles são desenvolvidos com o propósito de te ajudar a conquistar seus objetivos e aumentar a lucratividade — especialmente se você é um pequeno empreendedor!
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