Como prospectar clientes online?

 Como prospectar clientes online?

Você que é empreendedor sabe como é difícil conseguir os primeiros clientes, não é? Mas, tudo fica mais simples quando você entende como prospectar clientes online. 

Afinal, todos estão no universo digital — seus melhores clientes e também outros parceiros de negócios. 

Segundo a Revista PEGN, mais de 208% das empresas migraram do tradicional ao digital somente em 2020, quando passamos pela pandemia e a digitalização “obrigatória”. Isso apenas prova a importância de saber captar clientes online. 

Se você deseja entender melhor sobre quais as melhores formas de conquistar consumidores fiéis à sua marca, precisa conferir quais os melhores canais, métodos e plataformas online. 

Pensando em te ajudar, a equipe Mais Etc desenvolveu este artigo completo, abordando todos os pontos cruciais para aumentar sua cartela de clientes e fãs da marca. Basta continuar a leitura. Vem conhecer! 

Qual a melhor forma de prospectar clientes?   

A melhor forma de prospectar clientes é no universo online. Isso se torna indiscutível quando pensamos no alcance ilimitado que as redes sociais podem ter. 

As estratégias de Marketing Digital, quando bem executadas, podem levar a sua marca a clientes não só de todo o Brasil, mas de todo o mundo. 

Assim, quanto maior o alcance de público, maiores as chances de venda. Com isso, você pode espalhar o seu propósito de marca ao mundo e conseguir clientes alinhados, aumentando a lucratividade. 

Mas, não quer dizer que você deve simplesmente abandonar o seu negócio físico, caso ele exista. O segredo é entender a diferença entre loja virtual e loja online, depois complementar o seu negócio. 

Melhore seus ganhos com a Mais Etc

Qual o principal canal ou forma de prospectar clientes?   

O principal canal para prospectar clientes é a internet. Dentro desse canal imenso, existem plataformas e métodos de divulgação do seu negócio. 

Existe, por exemplo, a prospecção passiva, através da produção de conteúdo online. Para começar nessa estratégia, a única coisa que você precisa é conhecimento:

  • entender bem sobre os seus ideais de marca e propósito;
  • saber quem é o seu público e persona;
  • pesquisar sobre funil de vendas e jornada do consumidor;
  • buscar bons cursos na área;
  • entender sobre produção de conteúdo online e como adaptar para as diferentes plataformas.

Assim, você investirá tempo, não recursos financeiros, para essa modalidade. Caso queira aprender como prospectar clientes online e investir em mídias pagas, isso também é possível. 

Acontece quando você impulsiona o anúncio do seu produto ou serviço pagando por alcance, cliques ou visualizações. 

Ainda, é possível prospectar ativamente, entrando em contato direto com o seu consumidor final, a fim de fazer a sua proposta de vendas. 

O que é prospecção ativa?   

A prospecção ativa acontece quando você aborda o cliente, seja pelas redes sociais, por e-mail ou por telefone, para falar sobre o seu produto ou serviço. 

Isso significa que você deixa de ficar “sentado esperando”, entende como prospectar clientes online e vai até eles, aumentando as chances de venda e fidelização. 

Como fazer prospecção ativa?       

Como prospectar clientes online

Foto: Pexels | Como prospectar clientes online pela prospecção ativa? 

Primeiro, você define quem é o seu cliente ideal. Depois, tenta encontrá-lo online, através de muita pesquisa e refinamento. Então, entra em contato e faz a sua oferta, sempre com contexto e empatia, é claro.

Escolher a prospecção ativa não quer dizer que você não deva investir em outras ferramentas de Marketing Digital como Inbound e produção de conteúdo. 

Se quiser resultados mais rápidos e expressivos, ambos devem coexistir e ser cultivados juntos, de modo a contemplar como prospectar clientes online. 

Como fazer uma venda ativa?   

Para fazer uma venda ativa, é preciso seguir alguns passos, como:

  • definir o perfil do cliente ideal que você deseja conquistar;
  • mapear os canais em que ele pode ser encontrado;
  • criar um relacionamento e contexto antes de oferecer o seu produto ou serviço;
  • produza conteúdo alinhado às necessidades dos futuros clientes, para mostrar autoridade;
  • defina uma rotina para prospectar.

Um dos pontos cruciais nesse caso é o roteiro de conversa de vendas. Nunca aborde alguém já oferecendo o que você vende — isso te torna um vendedor chato. Crie contexto antes, relacionando o cliente ou a empresa a um cenário comum. 

Como prospectar por internet?       

Descobrir como prospectar clientes online envolve escolher quais serão os canais principais em que seus clientes podem ser encontrados e a segmentação de público ideal. 

Não adianta, por exemplo, estar em todas as redes sociais, tentando falar com todos os tipos de público — quem fala com todo mundo não converte ninguém, no final.

Então, seja estratégico! Direcione seus esforços e energia para os canais certos, falando com o público adequado. 

Para isso, crie a sua persona, ou definição de cliente “perfeito”. Pergunte-se:

  • Qual a idade do meu cliente? 
  • É uma mulher, ou homem?
  • Do que essa persona gosta? 
  • E quais são suas principais dificuldades ao buscar um produto ou serviço parecido com o seu no mercado?
  • Como ela pode me conhecer? 
  • Ao navegar no Instagram, por exemplo? 
  • Ela realmente usa redes sociais?
  • De que forma o que você vende agrega valor à vida dessa pessoa? 
  • Qual a transformação envolvida?

Essas perguntas guiarão o seu processo de identificação, te ajudando a entender para quem você quer vender e quem precisa de você. 

Como chamar atenção para vendas online?   

Como prospectar clientes online

Foto: Pexels | Como prospectar clientes online e chamar atenção? 

Entender como prospectar clientes online envolve saber chamar atenção. No digital, a atenção das pessoas é o bem mais precioso. 

Um estudo da BBC Brasil mostrou que o tempo de atenção das pessoas é menor do que o tempo de atenção de um peixinho dourado — ou seja, o tempo de atenção é muito curto, menos de 8 segundos. 

Além desse ponto, a concorrência e a disputa pela atenção das pessoas no online é enorme. Por isso, você precisa encontrar meios de se destacar. 

Usar frases chamativas, cores vivas e uma comunicação bem característica da sua marca. Além disso, seja estratégico e direcione o seu conteúdo com objetivo de venda, de fato. 

Como prospectar clientes pelo WhatsApp?

Levar os clientes até o seu WhastApp pode ser um desafio. O segredo para ter sucesso no percurso é, justamente, ter uma jornada do cliente bem desenhada.

Por exemplo: no seu blog, o “prospect” lê um artigo que o chama a atenção e clica no formulário de contato, para saber mais sobre o seu produto ou serviço. 

Se esse formulário tiver o campo “telefone (WhatsApp)”, você poderá contatá-lo de modo muito mais particular. A partir disso, você pode criar um roteiro de conversa que leve à venda. 

Como prospectar clientes no Google?       

No Google, você pode aproveitar de duas ferramentas: 

  • a produção de conteúdo com técnicas de SEO (otimizando para que ele apareça organicamente nas primeiras posições nos resultados de pesquisa);
  • ou o investimento em anúncios através do Google Ads, onde você paga por clique no seu link divulgado. 

As duas estratégias são válidas e você pode usá-las em conjunto, para potencializar seus resultados. 

Nesse meio, você pode aproveitar as vantagens dos marketplaces — comércios eletrônicos que fazem a hospedagem e divulgação de vários produtos na internet. 

Se você não tem tempo para criar toda a sua estratégia do zero para ser encontrado pelos buscadores, a melhor solução é fazer parte de um bom marketplace, como o +ETC. 

Como fazer prospecção ativa pelo Instagram?   

No Instagram, é essencial ter afinidade com as métricas e as ferramentas, a fim de criar um bom plano de vendas. 

Sempre pense em como a sua persona se comporta dentro da rede social e quais temas podem ser abordados para chamar sua atenção e resolver um problema que ela carrega consigo. 

Use também todos os recursos que a plataforma disponibiliza, como:

  • stories e seus mecanismos, como stickers, música, caixinha de perguntas, link e outros;
  • postagem no feed em formato carrossel ou post único;
  • vídeos em formato de IGTV, Reels ou vídeo nugget;
  • hashtags e parcerias com outros criadores e todo o mais que fizer sentido para a sua marca. 

Se você sente que não tem o tempo necessário para investir nessas estratégias, que são todas construídas a longo prazo, pode optar pelos marketplaces! 

Eles são plataformas de divulgação de produtos e serviços, desenvolvidos exatamente com a função de vendas. 

O marketplace +ETC pode ser a solução mais viável para o seu negócio, especialmente se você está iniciando agora a sua empreitada digital. 

Confira como se estabelecer no melhor marketplace

Conclusão   

Percebeu como prospectar clientes online pode ser uma tarefa árdua, mas recompensadora? Não basta apenas ter a sua proposta de vendas, é necessário escolher os melhores canais e estratégias de divulgação. 

Se você gosta de conteúdos assim sobre vendas online, gestão de negócios e sucesso empresarial, precisa dar uma olhada nos outros artigos disponíveis aqui mesmo, na comunidade +ETC! 

Eles são desenvolvidos com o propósito de te ajudar a conquistar seus objetivos e aumentar a lucratividade — especialmente se você é um pequeno empreendedor! 

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
E-mail

Conteúdo relacionado