Como encantar o consumidor: mais fácil do que você pensa

 Como encantar o consumidor: mais fácil do que você pensa

foto: Freepik

Muitas pessoas quebram a cabeça para atrair novos clientes. Contudo, uma marca pode chamar a atenção com pequenas ações construídas dia a dia. 

Já parou para pensar o porquê os parques da Disney são tão famosos? 

A Disney é conhecida por encantar o consumidor o tempo todo. Ela consegue transformar a experiência do cliente ao ponto de levá-lo a um mundo novo. Até o modo de falar dos funcionários é único para não deixar a mágica morrer.

A marca proporciona uma nova experiência nos detalhes, desde que você entra até a hora que sai, pois ela entende que entrar na mente do consumidor é uma das etapas mais relevantes para conquistar o público. 

É preciso atrair o cliente

No MarketPlace não é diferente. Com uma infinidade de lojas na internet, encantar o cliente é uma tarefa crucial para que ele escolha o seu produto ou serviço. 

Embora oferecer artigos de qualidade seja essencial, é necessário ir além. Contudo, não há uma receita simples. É necessário entender o seu público, suas necessidades, seus valores e o que ele espera.

É importante ressaltar que clientes encantados valorizam a marca e optam até comprar um pouco mais caro, pois são menos resistentes a mudanças no preço. 

Por isso, elencamos algumas perguntas a se fazer sobre o seu negócio. Se você já cumpriu todos os requisitos listados abaixo, parabéns! Você está pronto para conquistar o mundo!

Quais as necessidades do consumidor?

Uma das formas fundamentais de encantar o cliente é proporcionar o que ele precisa. E isso é possível quando se conhece o público-alvo,quando você se coloca no lugar dele. 

Se você vende livros, por exemplo, e percebe que as pessoas voltam para comprar a continuação de determinada série ou até algum livro do mesmo autor, por que não fazer uma espécie de “box”?

Facilite o processo de vendas. Uma vez que estas necessidades são identificadas e ajustadas antecipadamente, você melhora e muito a experiência do cliente.

Qual a experiência do cliente com a sua marca?

Um dos pontos chaves para cativar o cliente é investir na experiência dele com a loja. Isso cria uma cultura entre o cliente e a marca, que posteriormente, pode resultar em uma fidelização. 

Muitas empresas exploram não só a necessidade do cliente, mas outras estratégias, como brindes, pacotes perfumados, mensagens especiais, um bom atendimento e entrega rápida. 

É importante que ela aconteça desde o primeiro contato até o pós-venda, pois isso ajuda a deixar a marca mais presente na memória do consumidor.

Como está o seu atendimento?

Outro ponto chave para conquistar o cliente é ter excelência no atendimento. Fique atento às necessidades dele e dê todo o suporte. Esclareça possíveis dúvidas e solucione problemas de forma eficiente. 

Os consumidores também prezam por uma aproximação mais pessoal. Por isso, muitas empresas utilizam emojis, linguagens mais coloquiais e até ligam para entender o problema.

Lembre-se também de que os chats de atendimento das plataformas de MarketPlace, por exemplo, servem como uma alternativa de relacionamento da empresa com o consumidor.

De acordo com um levantamento, 57% do público considera o atendimento o fator mais importante para ser leal a uma marca.

Você oferece um atendimento personalizado? 

A personalização é outro fator importante para cativar o cliente. Como dito, os consumidores preferem uma comunicação mais próxima e isso requer humanização. 

Chamar o cliente pelo nome ou oferecer amostras grátis, por exemplo, é um fator que pode fazer a sua marca ser lembrada.

Você investe no pós-venda?

É importante ressaltar que reter um cliente é até 5 vezes mais barato do que conquistar um novo.Por isso, não esqueça de dar uma atenção ao pós-venda para tentar fidelizá-lo.

Envie e-mails de tempos em tempos destacando novas promoções ou oferecendo descontos.

Além disso, use a tecnologia a seu favor. Vá além do atendimento nas plataformas de MarketPlace, e explore as redes sociais. Elas são importantes para manter um contato ainda mais próximo do cliente.

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