Como criar um CNPJ e as diferenças entre MEI e ME

 Como criar um CNPJ e as diferenças entre MEI e ME

Existem muitas dúvidas sobre as primeiras etapas na hora de empreender, então a +ETC resolveu dar algumas dicas para você começar com o pé direito. Sabia que é muito fácil criar o seu cadastro como pessoa jurídica? Em pouco tempo, de graça e sem precisar sair de casa, você pode se cadastrar como MEI, que é próprio para o microempreendedor.

O que é o CNPJ e quem precisa tê-lo?

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) funciona como a identidade única de uma empresa e serve para formalizar e reconhecer o negócio perante os órgãos públicos, da mesma forma que o CPF é para as pessoas físicas. 

E não só as grandes empresas, mas qualquer empreendimento pode e deve se regularizar através da obtenção do CNPJ. Para autônomos, por exemplo, o CNPJ pode ser do tipo MEI ou ME.

MEI ou ME, como saber qual se encaixa melhor para o meu negócio? 

O MEI ou microempreendedor individual, é um modelo simplificado voltado para empreendedores individuais e trabalhadores autônomos. No entanto, é necessário se enquadrar em critérios específicos para se cadastrar nessa modalidade. 

  • Ter faturamento anual de até R$ 81 mil 
  • Contratar no máximo 1 funcionário que receba um salário mínimo ou piso da categoria
  • Não ser sócio ou titular de outra empresa
  • Prestar serviços de natureza comum (clique aqui e confira quais serviços se encaixam na categoria MEI).

Para quem possui um faturamento anual de até R$ 360 mil, a categoria mais indicada é a microempresa (ME). O processo para se cadastrar nessa modalidade é mais complexo que o MEI e requer a ajuda de um contador.

Confira o passo a passo para se cadastrar como MEI
  1. Acesse: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br e clique em “Empreendedor”
  2. Na tela seguinte, selecione “Quero ser MEI”
  3. Selecione a opção “Formalize-se”
  4. Se ainda não tiver um cadastro no site do governo, clique em “Crie sua conta gov.br”, caso já tenha, faça login e clique em “Continuar”
  5. Digite o número do seu Título de Eleitor no campo indicado e pressione o botão “Continuar”
  6. Depois, confira os dados que serão apresentados pelo sistema, preencha as informações solicitadas e conclua a inscrição.
  7. Uma tela de confirmação de dados surgirá para que você confira todas as informações. Caso esteja tudo certo, prossiga no botão “Confirmar”
  8. Veja na tela a confirmação da criação do seu MEI e o número do seu CNPJ
  9. No campo “Próximos Passos”, clique em “Emitir CCMEI” para baixar o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, documento que certifica a empresa como registrada no CNPJ. O arquivo será baixado imediatamente em formato PDF

Agora que você já sabe como se tornar um Microempreendedor individual, o próximo passo é criar o seu CNPJ, montar a sua loja aqui na +ETC e fazer o seu negócio crescer junto conosco!

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Conteúdo relacionado