Como começar a vender online?

 Como começar a vender online?

Se você deseja ganhar uma renda extra, ou mesmo migrar o seu negócio do ambiente físico para o digital, já deve ter se perguntado como começar a vender online. 

Para muitos, isso é algo muito simples e natural, já que estão acostumados com o marketing online e as estratégias de captação e conversão de clientes. 

Outros, porém, não têm a mínima ideia de como começar a vender online, e todo o processo de aprendizagem pode parecer algo impossível, cheio de etapas e empecilhos. 

Este é o caso de mais de 61% dos lojistas que tentam traçar estratégias de marketing digital, segundo o jornal O Estado MA. 

Provavelmente, você talvez se identifique com este último grupo. Mas não se preocupe! Existem muitos modos de vender e conseguir clientes no digital e, consequentemente, lucrar. 

Pensando em te ajudar, a equipe Mais ETC desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa entender sobre como começar a vender online. Basta continuar a leitura. Vem com a gente!

Porque vender online?       

Vender online não é mais uma forma de se diferenciar no mercado, é um requisito. Hoje, a maioria dos compradores buscam comprar itens pela internet, desde roupas e sapatos até perfume e remédios.

Uma prova disso é o levantamento feito no Relatório Webshoppers 43, realizado no ano de 2020. Segundo ele, apenas neste ano, mais de 13 milhões de novos consumidores passaram a comprar de e-commerces. 

Ainda, ao todo, o e-commerce faturou mais de 87 bilhões de reais, com um crescimento de 23% de consumidores em relação a um ano antes. 

Esses dados apenas comprovam a eficácia dos shoppings online, que atingem consumidores de todo o país — e de todo o mundo. 

Se você quer expandir o seu negócio e, consequentemente, aumentar os seus ganhos, precisa estar na internet e ampliar seu mercado consumidor. 

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Qual a melhor forma de vender pela internet?   

Como começar a vender online?

Foto: Pexels | Como começar a vender online do melhor modo?

A melhor forma de vender pela internet é por meio dos marketplaces. Com eles, mesmo que você tenha uma pequena loja, ou seja um produtor artesanal, é possível prospectar mais clientes e aumentar a demanda de pedidos. 

Essa é a melhor escolha porque você não corre o risco de começar do zero, sem nenhum tráfego de visitantes. 

As plataformas de vendas online, como marketplaces, geralmente já tem muitos visitantes mensais, e seu produto, ou mesmo sua loja, pode aparecer entre as recomendações e sugestões de compra com uma boa gestão de loja

Assim, as chances de conversão aumentam consideravelmente. Basta escolher o melhor marketplace, como a +ETC, e se cadastrar.

O que é preciso para começar a vender?   

Para começar a vender online, é preciso ter um negócio bem estruturado. Isso envolve as etapas de regularização, escolha de produtos e definição de público alvo. 

O mais importante, neste momento, é entender quais produtos e serviços você oferecerá e porquê. 

A motivação e o propósito da marca realmente importam, e quanto mais voltado em ajudar os clientes, mais humanizada será sua marca e sua comunicação.

Como vender online começando do zero?   

Confira este passo a passo para iniciar um negócio online:

  1. Defina qual será o seu propósito. Qual a sua motivação? Qual a transformação e impacto que deseja causar? Se existirem vieses sociais, mais poderoso será o seu propósito de marca. 
  2. Escolha qual nicho de mercado deseja atuar. Não adianta querer vender de tudo um pouco, você precisa escolher uma fatia de mercado e focar seus esforços nela. Talvez, você decida vender amigurumis, ou peças de crochê, por exemplo.
  3. Com o nicho em mente, limite os tipos de produto que você oferecerá. Neste caso, pense em qual a necessidade dos clientes deste nicho. Se for no ramo de moda, por exemplo, uma oportunidade de negócio é o mercado plus size, ou roupas masculinas sob medida.
  4. Defina seu público-alvo e, em seguida, sua persona. Qual o seu perfil de cliente ideal? O que ele consome? Por que precisa do seu produto? Qual diferença você e seu negócio fazem na vida dele?
  5. Regularize o seu negócio. Crie seu CNPJ e defina quais serão as taxas e investimento iniciais a serem feitos. Também, registre a sua marca, assim que escolher o nome e identidade visual da empresa. Isso te protege contra o plágio!
  6. Trace a jornada do cliente. Como ele tem o primeiro contato com a sua marca? Quais são suas principais objeções e restrições, que poderiam impedi-lo de comprar? Quais são suas estratégias de pós-venda e fidelização de clientes?
  7. Com tudo isso em mente, você pode começar a traçar suas estratégias de marketing e vendas. Pense se deseja uma loja virtual ou loja online e em como o marketplace pode te ajudar nisso! Basta cadastrar sua empresa e definir quais são os filtros que permitirão que sua loja seja encontrada. 

Como se calcula o lucro de uma venda?   

Foto: Pexels | Como calcular o lucro de uma venda ao começar a vender online? 

Com tudo começando a funcionar, você precisa se preocupar em aumentar os lucros gradualmente e, em contrapartida, reduzir custos.

Por isso, é importante entender como calcular o lucro de cada venda, para então calcular de modo macro e traçar estratégias de venda mais ousadas. 

O primeiro passo é entender que o lucro nada mais é do que a diferença entre o faturamento e os custos. Assim, a fórmula é:

  • Lucro = total de receitas – custos.

Basta adaptar para a sua realidade, e fazer os cálculos necessários de metas de vendas e lucratividade. 

Quanto eu preciso vender para ter lucro?   

Para ter lucro, você precisa que suas vendas superem o total dos custos envolvidos. Neste ponto, é importante acrescentar também quais foram os lucros operacionais e estratégicos. 

Se você tem uma loja online de roupas, por exemplo, não precisa se preocupar com custos como:

  • aluguel de espaço físico;
  • combustível para entregas presenciais;
  • custos com estoque;
  • ou aluguel de despensas e cômodos extras. 

Mas, ainda precisa considerar pontos como:

  • despesas mensais com internet e assinatura de plataformas;
  • envio com correios ou transportadoras particulares;
  • escritório de contabilidade para emissão de notas fiscais;
  • campanhas de mídia paga, caso existam;
  • compra de mercadorias;
  • assistentes virtuais para atendimento ao cliente, se necessário;
  • e outros pontos assim.

Tudo isso precisa ser considerado ao vender online e ter um bom lucro todos os meses. Tome cuidado também com despesas “invisíveis”, como investimentos em cursos e melhorias de equipamentos. 

Quanto uma loja de roupas vende por mês?

Quando a pessoa empresária consegue equilibrar bem todos os seus custos e tornar os lucros maiores que as despesas, o negócio passa a crescer exponencialmente. 

Assim, muitas lojas no segmento de roupas, por exemplo, conseguem lucrar de R$1.000,00 a R$30.000,00 todos os meses. 

Tudo depende de quanto tempo ela está no mercado e quais estratégias usa para captar clientes, convertê-los e conquistar seu espaço no digital, mantendo seu fluxo de caixa ativo. 

Confira como se estabelecer no melhor marketplace

Conclusão

Percebeu como começar a vender online vale a pena? São muitas chances de crescimento e aumento do faturamento no universo digital. 

Você só precisa escolher o nicho certo, entender quais clientes deseja atender e quais produtos melhor solucionam suas dores e necessidades, a fim de se diferenciar da concorrência. 

Seguindo todas as etapas que citamos neste artigo, suas expectativas de sucesso e lucratividade são muito altas! 

Se você gosta de conteúdos como este, sobre gestão de negócios, vantagens de estar em um marketplace e dicas sobre como fazer uma boa descrição de produtos e usar ferramentas gratuitas de gestão, precisa conhecer o Blog +ETC! 

Nele, compartilhamos conteúdos práticos, com o objetivo de te ajudar a crescer e ter ainda mais sucesso com o seu negócio online. 

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