Como abrir uma loja online de roupas?

 Como abrir uma loja online de roupas?

Foto: Pexels | Como abrir uma loja online de roupas.

Se você deseja empreender no digital, sem dúvidas já se perguntou como abrir uma loja online de roupas, não é?

Isso é totalmente compreensível, já que vender roupas online é um excelente modo de lucrar e trabalhar no conforto da sua casa. 

Muitas pessoas também se sentiram impelidas a iniciar um comércio online desde o ano passado. Alguns dados divulgados pelo Jornal da Band mostraram que quase 300 mil lojas online foram abertas em 2021. 

Se todas essas pessoas conseguiram iniciar seu próprio negócio, o que te impede de começar também? 

Para te ajudar nessa jornada, a equipe +ETC desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa saber para abrir uma loja online de roupas. Basta continuar a leitura. Acompanhe! 

O que é necessário para abrir uma loja de roupas?

Abrir uma loja online de roupas não é muito difícil, nem demanda um alto investimento inicial. É claro que, para começar a vender, será necessário comprar algumas peças e dedicar tempo. 

O tempo será o seu recurso mais precioso nesse começo, já que será necessário avaliar quais os melhores canais e plataformas para vender as suas peças e ter contato com os clientes. 

A princípio, você pode escolher conversar com seus clientes através de redes sociais, como Instagram, Facebook e Pinterest. 

Mas, conforme o seu negócio for amadurecendo, será necessário escolher uma boa plataforma de vendas online. Nisso, a +ETC pode te ajudar! 

Melhore seus ganhos com a +ETC!

Como montar uma loja virtual começando do zero?

como abrir loja online roupas passo a passo
Foto: Pexels | Como abrir uma loja online de roupas passo a passo.

O segredo está em escolher um nicho de mercado com baixa concorrência.

Afinal, pensar em como suprir as necessidades e gargalos do mercado de roupas online é o melhor modo de pensar a longo prazo e definir quem serão seus clientes. 

Um bom modo de fazer isso é pensando em que tipo de reclamações constantes você ouve ao seu redor, seja das suas amigas, familiares ou colegas, relacionadas ao mundo da moda. 

Talvez seja a dificuldade de encontrar roupas 52, ou a falta de modernidade das roupas plus size, que geralmente seguem um modelo mais “vovó”, deixando as clientes frustradas. Ou ainda, talvez seja a falta de opções em alfaiataria com preço acessível na sua região.

Todas essas são oportunidades de mercado que você pode se especializar, deixando de ser apenas mais uma loja de roupas femininas, para atender a uma parcela específica do mercado.

Com isso em mente, você precisa montar a sua persona, ou seja, quem é o seu cliente ideal. Algumas perguntas podem ajudar:

  • como a sua marca e os seus produtos mudam a vida dele? 
  • quais suas principais dificuldades e desejos?
  • o que faz com que ele compre de você e não da concorrência?
  • quais canais ele mais usa?
  • como você pode alcançá-lo e mostrar o seu produto?

As respostas te ajudarão a identificar quais as melhores estratégias de marketing e atendimento para utilizar no dia a dia do seu negócio. 

Como abrir uma loja virtual de roupas com pouco dinheiro?

Para começar, você não precisa investir mais de 2 mil reais em produtos. Afinal, você ainda não sabe quais peças serão as mais queridinhas ou quais itens seus clientes vão gostar. 

É por isso que você só precisa de algumas peças para mostrar e já identificar quais os gostos das suas primeiras clientes. Dessa forma, a chance de ficarem peças encalhadas é muito menor. 

Respeite o seu orçamento e faça compras sensatas, sem desperdiçar recursos ou correr o risco de ter prejuízos. 

Qual o custo para abrir uma loja virtual?

O custo para abrir uma loja virtual é super baixo. 

Afinal, você não precisa logo de cara contratar uma equipe de vendedores ou colaboradores como designers, social medias e outros profissionais. 

Você só precisa das suas peças, da sua estratégia e de uma boa plataforma para inserir seus produtos. 

Uma opção sem gastar nada é divulgar as suas roupas e seu novo negócio para seus contatos nas redes sociais. 

Depois, criar seu perfil profissional em cada uma delas e, posteriormente, investir em um e-commerce ou marketplace. 

Existem muitas vantagens em estar em um marketplace de confiança, que possa te ajudar a escalar vendas e otimizar todo o processo logístico. 

Você já pode garantir a sua vaga no marketplace super completo da +ETC, que tem o legado de “juntos somos mais”, ajudando você, produtor brasileiro, a crescer e escalar seus ganhos. 

Como conseguir fornecedores para loja virtual?

como abrir loja online roupas fornecedores
Foto: Pexels | Conseguir fornecedores para abrir sua loja online.

Para conseguir seus fornecedores, o segredo está em testar. 

A não ser que você tenha boas referências de fornecedores para o seu nicho de mercado, a sua jornada será de tentativa e erro. 

Com isso, você será capaz de identificar quais são os melhores e os piores fornecedores para o seu negócio, conforme o seu próprio padrão de qualidade. 

Utilize a internet a seu favor e busque por fornecedores confiáveis. 

Como ter uma loja virtual sem precisar de estoque?

Se a sua intenção é montar uma loja virtual sem estoque, o segredo está em ter bons processos de logística e bons parceiros e fornecedores. 

Pesquise bastante até encontrar um que te agrade e que não atenda tantos concorrentes na sua região. 

Afinal, isso significaria “ser mais um na manada” quanto à qualidade dos produtos e diversificação.

Como inaugurar uma loja virtual?

Antes de inaugurar a sua loja virtual, é preciso regularizá-la nos órgãos governamentais e fazer o seu registro de marca. É essencial que você abra um CNPJ, mesmo que seja para começar como MEI (Microempreendedor Individual). 

Dessa forma, você estará apto a emitir notas fiscais pelos seus produtos e fazer envios para compradores de todo o Brasil, sem medo ou receio.

Comece do modo correto e já com a consciência de que sua loja online de roupas não será apenas um “bico” ou um teste, mas sim sua fonte de renda e negócio lucrativo. 

Com tudo regularizado e devidamente legalizado, você pode escolher uma plataforma ou um marketplace para hospedar a sua loja. 

Para a inauguração, seria interessante fazer uma antecipação e gerar curiosidade nas pessoas que te acompanham, instigando seu interesse pelas peças. 

Se inspire nos lançamentos de coleções de roupas de empreendedoras famosas e estude seus bastidores. 

Selecione uma como sua referência principal e tente entender sua estratégia de marketing e lançamentos. Tente replicar, adaptando para a sua realidade. Mas, lembre-se de nunca copiar ou plagiar nada! 

Quanto fatura em média uma loja virtual de roupas?

Uma loja online de roupas pode ter um faturamento absurdo, muito acima de 50 mil reais mensais, com o passar do tempo. 

No início, sua lucratividade dependerá exclusivamente do seu total de vendas iniciais e da sua estratégia de divulgação e comercialização. 

Se, no começo, você conseguir fornecedores bons a um custo razoavelmente baixo, e precificar cada peça corretamente, suas expectativas de lucro serão altas, talvez acima de 2 mil reais, para começar. 

É ainda melhor se você conseguir atingir muitos clientes ao mesmo tempo, com sua loja virtual de roupas hospedada em um marketplace robusto, com um excelente atendimento e suporte. Leia sobre gestão de loja online.

Confira como se estabelecer no melhor marketplace!

Conclusão

Percebeu como abrir uma loja online de roupas é um excelente negócio? Todos os seus esforços e planejamento podem se transformar em lucro dentro de um curto espaço de tempo. 

Basta aplicar todos os passos que você aprendeu neste artigo e não ter medo de buscar informações e aprender constantemente. 

Se você gosta desse tipo de conteúdo sobre vendas no universo virtual, logística e gestão, precisa conhecer o Blog Comunidade +ETC! 

Nele, apenas conteúdos práticos e de qualidade são compartilhados para te ajudar no dia a dia do seu negócio. Vale a pena conferir!

Compartilhe esse conteúdo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
E-mail

Conteúdo relacionado