7 Características de um empreendedor de sucesso no Brasil

 7 Características de um empreendedor de sucesso no Brasil

Você que está começando a empreender deve já ter se perguntado quais são os diferenciais dos empresários de sucesso.

É preciso dizer que as características de um empreendedor podem fazer com que ele obtenha sucesso.

Vale lembrar que nem todo empresário nasceu com ideais revolucionários e inovadores. Na verdade, eles adquiriram suas qualidades com o passar dos anos.

Neste artigo, separamos as principais características de um empreendedor para que você possa desenvolvê-las. 

Boa leitura!

O que é ser um empreendedor?

Empreendedores são pessoas capazes de realizar as suas ideias e sonhos por meio de ações.

Esse termo não diz apenas sobre alguém que está montando um negócio próprio, mas também sobre pessoas que enxergam e realizam soluções nunca antes pensadas.

Alguns especialistas buscam conceituar o que é ser um empreendedor.

No livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, de 1942, o economista austríaco Joseph A. Schumpeter, expôs a sua percepção sobre empreendedor.

De acordo com o autor, o capitalismo tem como característica uma força chamada de processo de destruição criativa. 

Para ele, esse processo consiste em destruir o que é velho e construir o novo. Ainda, é acrescentado que o agente principal dessa ação é o empreendedor.

Dessa forma, entende-se que o empreendedor é aquele que percebe e inicia algo novo, destruindo assim soluções antigas.

Quais são as principais características do empreendedor brasileiro?

Foto do dono de um negócio prório trabalhando em seu noteboook em casa ilustrando as principais características de um empreendedor

O perfil do empreendedor brasileiro é definido por diversas pesquisas. A principal delas é a Global Entrepreneurship Monitor, desenvolvida por universidades internacionais e nacionais, pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e o Sebrae.

O último levantamento de 2019 aponta que 28,7% da população adulta brasileira realiza alguma atividade empreendedora. 

Os números também apontam a possibilidade de aumento desse número. 30,2% dos adultos são possíveis empreendedores. 

Os homens empreendem mais do que as mulheres, porém, em termos de empreendedores iniciais, a quantidade por sexo é quase a mesma.

Em idade, a faixa etária que mais empreende é a de 45 a 54 anos de idade. É interessante observar que a maior parte dos novos comerciantes brasileiros têm apenas o ensino fundamental completo.

Em relação à ocupação no mercado de trabalho, a maioria dos brasileiros possuem outro emprego, enquanto a segunda maior parte está desempregada, mas vê a necessidade de buscar um trabalho.

Destaque também para as mulheres que são donas de casa, marcando a terceira maior concentração de empreendedoras.

Um ponto interessante é que a maioria dos empreendedores iniciais são motivados pela escassez de empregos, ou seja, buscam ganhar a vida.

Em segundo lugar, os trabalhadores entendem a necessidade de transformar o mundo e por isso empreendem.

Nós da Mais ETC acreditamos nesse tipo de negócio. Empreender é colaborar por um mundo melhor, mais sustentável.

O negócio, além de ser um meio de conseguir renda, deve impactar outras pessoas. A nossa missão é guiá-los, juntos, para que o seu produto atinja positivamente outras pessoas.

Pensando em setores, a pesquisa apresenta os seguintes dados:

Os empreendedores estabelecidos focam nos setores de “Serviços especializados para construção”, “Serviços domésticos”, sendo a maioria em outros serviços não abordados pela pesquisa.

Os empreendedores iniciais, mas que já possuem um tempo de experiência, atuam mais em “Serviços domésticos”, “Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios” e outras atividades.

Os empreendedores de início, mas que começaram recentemente, atuam mais nas áreas de “Restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas”, “Serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada” e outras atividades.

Mais um dado que chama atenção é a quantidade de empreendedores informais no Brasil. Em 2019, 73,6% não possuem um CNPJ.

O empreendedor brasileiro também possui muito mais clientes locais do que nacionais ou internacionais.

Por esse motivo ressaltamos a importância de apoiar o produtor local. Em nossa comunidade colaborativa, buscamos alavancar as suas pequenas produções e as vendas para uma rede de clientes que se identificam com o seu propósito!

Ao avaliar o método de comercialização, novos comerciantes vendem na própria casa, em ponto fixo ou pela internet.

Já os comerciantes mais experientes costumam ir atrás dos clientes, ou vendem em pontos fixos ou na própria casa.

7 características de um empreendedor de sucesso

Empreendedor de sucesso negro sentado numa mesinha num parque enquanto fala ao telefone e mexe num notebook prata

Conheça algumas características do empreendedor de sucesso:

1. Liderança

Um empreendedor de sucesso precisa ser um líder. Não adianta apenas ser o chefe de seu negócio, pois a liderança é totalmente diferente.

Ser líder é saber comandar os seus funcionários, nem que seja apenas um, a superar dificuldades e alcançar objetivos da empresa.

Grandes empreendedores são grandes líderes. Por sua postura são escutados, e sabem se conectar em associações comerciais.

2. Autodesenvolvimento

É necessário investir no seu autodesenvolvimento se quer se tornar um grande empreendedor. Os maiores buscam desenvolver as suas habilidades físicas e mentais.

Você pode buscar o desenvolvimento próprio, de seu domínio pessoal e inteligência emocional por meio de estudos em livros, cursos e palestras relevantes.

3. Planejamento

O perfil do empreendedor mundial carece de planejamento. Uma pesquisa global da Mission Facilitators constatou que de 26 mil startups que faliram em 2015, 67% não tinham um planejamento bem estabelecido.

Desse modo, fica um alerta para todos os empreendedores, principalmente os novos.

Realizar um projeto sem planejamento pode até ser possível, mas a sustentabilidade dele estará completamente fragilizada.

Em qualquer situação adversa, o negócio poderá sucumbir.

Dessa forma, é preciso levar em consideração práticas de planejamento. Se possível, contrate profissionais que possam favorecer a saúde da empresa.

4. Networking

Os empreendedores de sucesso buscam por um bom networking. Isso é, criar redes de parceiros dentro do campo empresarial.

O networking nem sempre precisa ser com outros empreendedores. Se relacionar bem com os seus clientes pode fazer com que outros apareçam.

De qualquer forma, saber criar bons relacionamentos é fundamental para a manutenção do seu negócio.

Por isso busque os principais meios de networking. De acordo com uma pesquisa da consultoria internacional Robert Half, o e-mail é o canal mais utilizado.

Por outro lado, as redes sociais ainda são boas opções.

Vale ressaltar que nesse momento de alívio da pandemia, os happy hours e eventos podem ser uma boa oportunidade para conseguir parceiros.

5. Visão de oportunidades

A grande característica de um empreendedor é entender oportunidades primeiro do que outras pessoas comuns.

Assim, é preciso pensar em soluções inovadoras e colocá-las em prática o mais rápido possível.

Um empreendimento já existente não chama a atenção em detrimento a um empreendimento totalmente novo.

Procure por inovação e, sobretudo, disposição para colocar a sua ideia em ação.

6. Persistência

A persistência é uma das características de um empreendedor mais importantes. Abrir um negócio não é fácil. Serão fases mais fáceis e outras mais difíceis.

Por muitas vezes, uma ideia que deu errado algumas vezes pode ser descartada. Contudo, é preciso revisá-la e analisá-la.

Muitas vezes será necessário persistir, mas claro, fazendo as alterações necessárias para cada tentativa.

7. Autoconfiança e iniciativa

Duas características de empreendedor essenciais são a autoconfiança e a iniciativa. A autoconfiança primeiro, pois é necessário se entender capaz de lançar um produto ou serviço idealizado por você ou até mesmo para ingressar no mercado.

Já a iniciativa é uma característica de atitude. É necessário ter coragem para começar e, muitas vezes, ser o primeiro.

A Mais ETC é uma plataforma de marketplace que busca auxiliar o pequeno empreendedor sustentável e local, a alcançar os melhores resultados possíveis. Aumente os seus ganhos com ajuda da +ETC!

Conclusão

Este artigo buscou te explicar um pouco mais sobre o perfil do empreendedor brasileiro, bem como as qualidades que podem te inspirar a impactar mais pessoas.

Caso tenha gostado deste conteúdo, leia também: “Como ter Lucro em Marketplace: Principais Dicas”.

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