A arte de encantar o cliente: principais dicas

 A arte de encantar o cliente: principais dicas

A arte de encantar o cliente deve ser bastante buscada pelas empresas, pois isso pode gerar a fidelização deste. 

Um trabalho bem executado, que realmente atende o consumidor e resolve os seus problemas, é o primeiro passo para satisfazê-lo.

Encantar o cliente é uma atividade que exige muito mais do que entregar um serviço de forma regular, mas uma série de atitudes que vão além.

Essa boa relação com o cliente oferece diversas vantagens para empresa, como a melhora da sua reputação e o retorno do consumidor ao seu estabelecimento.

Neste artigo, vamos te passar algumas dicas de como encantar o cliente, a partir de materiais já existentes, que são executados por empresas gigantes.

Por que encantar o cliente?

A Arte de Encantar o Cliente

A arte de encantar o cliente beneficia uma empresa em todos os sentidos. 

Primeiramente, no sentido de construir uma boa marca. Criar uma identificação com o cliente faz com que ele reconheça o seu negócio como alguém íntimo.

A partir do momento que se cria uma rede com clientes engajados, o seu empreendimento será reconhecido por atender de forma maestral.

Além de ser uma marca do seu negócio, isso também te coloca forte no mercado por tal reputação.

Tudo parte dessa boa imagem que é criada e reverbera para todas as outras áreas, como os ganhos.

O Mais ETC oferece uma plataforma otimizada para o usuário. Trata-se de um marketplace de alta qualidade para que você anuncie os seus produtos em um espaço com autoridade. 

Qual a vantagem de vender encantando o cliente?

Vender encantando o cliente é sempre vantajoso. Você já notou como a Disney é percebida pelos consumidores em geral?

A resposta é simples: imaginam ser um lugar encantado e mágico. Os funcionários trabalham da melhor maneira possível, oferecendo a mesma experiência todos os dias.

Isso faz com que a Disney seja cada vez mais reconhecida como uma marca que causa boas sensações.

Por esse motivo, quem já foi aos parques da Disney sempre quer voltar e quem nunca foi, quer viver esse momento.

E adivinha? A Disney possui uma cultura interna focada na arte de encantar o cliente.

É o que acaba acontecendo com as empresas que investem em satisfazer os clientes da melhor forma possível.

O mercado está cheio de companhias que não se esforçam para criar boas relações com os consumidores, então, nesse sentido, a competitividade não é tão alta quanto pensam.

Praticar a arte de encantar o cliente será sempre um diferencial, que agrega valor à marca e fideliza consumidores

É óbvio que a presença de clientes significa que o negócio está rodando bem, ou seja, a tendência é de lucro.

A arte de encantar o cliente: Dicas

A Arte de Encantar o Cliente

A arte de encantar o cliente tem sido bastante estudada no mercado.

O palestrante internacional e autor, Erik Penna, lançou o livro “A arte de encantar clientes”, que se tornou um “Best-seller”.

Na obra, ele separou 5 passos que explicam como encantar o cliente em empresas de qualquer porte.

Abaixo, nós separamos as principais dicas de como praticar a arte de encantar o cliente. Confira:

Selecionar as pessoas certas

É necessário começar pela seleção dos profissionais corretos, principalmente aqueles que possuem contato direto com o público.

Os seus colaboradores de atendimento devem representar a sua marca, pois eles serão o principal contato da empresa com o cliente.

Por isso, é necessário estruturar uma cultura organizacional nesse sentido. Para isso, pergunte-se: como eu quero que a minha empresa seja vista?

Após isso, os processos seletivos devem ser pensados de modo a selecionar o melhor grupo de funcionários de acordo com as ideias da empresa. 

Treinar de maneira assertiva

Aqui entra o trabalho dos gestores de equipe, que devem oferecer um treinamento de qualidade aos colaboradores. 

Para isso, será necessário realizar reuniões de qualificação, a fim de ensinar todos os funcionários saibam quais são os procedimentos e tratamentos praticados pela sua empresa.

Ainda, é necessário que esse trabalho tenha continuidade. A política, cultura e comunicação interna da empresa devem estar alinhadas com esse tipo de atendimento e postura.

Caso contrário, qualquer treinamento torna-se muito frágil.

Avaliar o desempenho da equipe

É necessário ainda utilizar indicadores de desempenho dentro das equipes. 

Isso é importante, pois é preciso mapear quais são os pontos positivos e negativos do atendimento, bem como o que se deve melhorar.

Dessa maneira, será possível entender se todos os processos citados anteriormente estão sendo bem realizados, que são processos seletivos e treinamentos.

Reconhecer para engajar todo o pessoal

Funcionários engajados são funcionários que trabalharão muito melhor.

Por esse motivo, é necessário realizar medidas que estimulem o engajamento empresarial. 

Algumas das formas de promover o engajamento é o reconhecimento. Ou seja, oferecer uma remuneração dentro da média do mercado e benefícios extras. 

Para entender qual é a quantidade de trabalhadores engajados no momento, basta realizar a pesquisa Employee Net Promoter Score (eNPS).

Basicamente, é necessário realizar perguntas sobre a satisfação nas diferentes áreas do trabalho e permitir a votação de 0 a 10.

Após coletar os dados, cada média ganha uma definição:

  • Detratores (0 a 6): Funcionários com baixo engajamento e por isso precisam de medidas de intervenção para melhorar essa média;
  • Neutros (7 a 8): Trabalhadores satisfeitos dentro de uma média. De qualquer forma, ainda é possível os engajar mais;
  • Promotores (9 a 10): Colaboradores totalmente engajados, ou seja, o trabalho de reconhecimento está funcionando.

Surpreender para encantar clientes​

A arte de encantar o cliente não é baseada apenas em realizar um bom atendimento. É preciso surpreender.

Isso pode ser feito através de um conjunto de estratégias, como marketing de conteúdo, tratamento humanizado e personalizado, resolução efetiva de problemas e um espaço acolhedor.

Outro trabalho bastante importante é o de pós-venda. Invista no envio de felicitações através do email marketing e ofereça suporte com o serviço ou produto vendido.

Todas essas medidas em conjunto serão capazes de encantar o cliente, porque, afinal, é muito raro encontrar uma companhia que se importa com todos os pontos aqui debatidos.

Como vender com excelência?

A Arte de Encantar o Cliente

Para uma venda ser excelente, ela deve começar com ações de marketing e/ou publicidade. O inbound marketing é uma vertente bastante recomendada para a coleta de possíveis clientes. 

Quando você possui algum interessado, é hora de iniciar a venda. Inicialmente, é necessário que o vendedor conheça profundamente o produto ou serviço vendido.

O próximo passo é conhecer bem o perfil daquele cliente. Escute o que ele tem a dizer e entenda o seu perfil. 

Com isso, é possível começar a sua venda de fato. A apresentação do produto é fundamental, pois trata-se do momento em que você deve reacender o desejo do interessado.

Após isso, direcione a venda de acordo com os pontos que se relacionam à realidade do cliente.

Por exemplo, se você vende um curso de inglês e o possível aluno vai cursar um vestibular em breve, esse deve ser um detalhe a citar.

Vale lembrar que o tipo de cliente é algo que vai definir bastante a dinâmica da venda. Quando se tem alguém que procura o seu negócio já interessado, tudo costuma fluir de forma mais tranquila.

Ao fechar a compra, saiba que o processo de venda não terminou. Agora se utilizam as estratégias de pós-venda. 

Pergunte ao cliente se o produto está em boas condições ou, se for o caso, se o serviço está atendendo às suas expectativas.

Além disso, é preciso se colocar inteiramente disponível para qualquer dúvida ou necessidade.

A Mais ETC é uma plataforma de marketplace completa. Através dela, o processo de venda ocorre de maneira mais facilitada, pois não será necessário investir em tantas estratégias de marketing. Além disso, a logística de entrega também é por conta da empresa.

Conclusão 

Com essas informações, é possível entender que manter uma empresa não é uma tarefa simples.

É preciso investir em todos os setores, pois a arte de encantar o cliente não é exclusiva aos atendentes.

Neste sentido, o artigo buscou levantar as principais questões que contemplam a criação de um bom relacionamento entre empresa e cliente.

Você gostou do conteúdo? Também recomendamos a leitura: “Quais as vantagens de estar em um marketplace?”

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